Menu

Antonio Lavareda sobre a disputa presidencial: Lula e Bolsonaro começam junho estáveis

Por Antonio Lavareda LULA E BOLSONARO COMEÇAM JUNHO ESTÁVEIS. O EX-PRESIDENTE LIDERA EM QUASE TODOS OS ATRIBUTOS PERCEBIDOS NOS CANDIDATOS, QUE DEFINEM A POSIÇÃO DOS MESMOS NO GRID DE LARGADA DA CAMPANHA. 1) LULA E BOLSONARO OSCILAM, AMBOS, UM PONTO PARA BAIXO NA MENÇÃO ESPONTÂNEA (39% X 29%), E FICAM ESTÁVEIS NA ESTIMULADA NO PRIMEIRO […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Divulgação

Por Antonio Lavareda

LULA E BOLSONARO COMEÇAM JUNHO ESTÁVEIS. O EX-PRESIDENTE LIDERA EM QUASE TODOS OS ATRIBUTOS PERCEBIDOS NOS CANDIDATOS, QUE DEFINEM A POSIÇÃO DOS MESMOS NO GRID DE LARGADA DA CAMPANHA.

1) LULA E BOLSONARO OSCILAM, AMBOS, UM PONTO PARA BAIXO NA MENÇÃO ESPONTÂNEA (39% X 29%), E FICAM ESTÁVEIS NA ESTIMULADA NO PRIMEIRO (45% X 34%) E NO SEGUNDO TURNO (53% X 35%).

O terceiro colocado, Ciro (com 5%) subiu um na espontânea, e o mesmo na estimulada (9%);
no segundo turno ele aumenta dois pontos a dianteira sobre Bolsonaro (45% X 40%),
e cresce um ponto enfrentando Lula (26% X 54%).

A quarta colocada, Tebet, não se mexeu na espontânea (1%) nem na estimulada do primeiro turno (3%) mesmo após a saída de Doria; mas nos cenários em que foi testada na segunda volta cresceu três pontos contra Bolsonaro (37% X 41%) e dois contra Lula (20% X 56%).

Entre os demais, Janones é o único que continua aparecendo na espontânea (1%). Na
estimulada, Vera e Marçal também atingem 1% no arredondamento das respectivas
citações.

2) TÍMIDA MELHORA DO PIB E DO EMPREGO PODE TER ALTERADOUM POUCO A PERCEPÇÃO DA ECONOMIA. “CAMINHO CERTO” TEM UM PONTO A MAIS (33%) E “CAMINHO ERRADO” RECUA NA MESMA PROPORÇÃO (61%).

Praticamente todos (96%) reclamam da inflação nos últimos meses, e 63% temem novos aumentos. Os dados não sofreram alteração substancial. Continuam revelando que a população não esquece o achatamento do seu poder de compra, e alimenta pessimismo elevado em relação à escalada dos preços.

3) ESTABILIDADE NA APROVAÇÃO DA MANEIRA COMO O PRESIDENTE BOLSONARO ADMINISTRA O PAÍS: 60% DESAPROVAM CONTRA 35% QUE APROVAM. NO QUESITO DE AVALIAÇÃO, A POSITIVA (ÓTIMO/BOM) PERMANECEU EM 31%, ENQUANTO A NEGATIVA (RUIM/PÉSSIMO) CEDEU UM PONTO (50%).

A leitura de que o noticiário recente foi “mais favorável” para o Governo e o Presidente foi de 11% a 13% nessa semana, porém cresceu em igual medida a percepção de desfavorabilidade do mesmo (de 47% para 49%).

4.CARACTERÍSTICAS DO CANDIDATO IDEAL “MUITO IMPORTANTES”:HONESTIDADE, 81%; PREOCUPAÇÃO COM AS PESSOAS, 77%; COMPETÊNCIA, 72%; INTELIGÊNCIA, 66%; EQUILÍBRIO, 65%; PULSO FIRME, 60% E EXPERIÊNCIA, 59% E IDEIAS NOVAS E MODERNAS,
59%.

Citei apenas as menções superlativas (“muito importante”) porque se
agregarmos a elas as qualificações de “importante” teremos praticamente 100% dos
entrevistados.

5.LULA LIDERA NO ATRIBUTO “RESUMO” DA IMAGEM DOS GESTORES – “COMPETÊNCIA” – COM 43% VERSUS 31% DE BOLSONARO. ASSIM COMO EM TODOS OS DEMAIS, À EXCEÇÃO DE “PULSO FIRME”, ONDE O PRESIDENTE TEM 36% E ELE, 33%.

Destaques de Ciro foram “Inteligência” e “Ideias Novas e Modernas”, ambas com 18%. Quanto à Senadora Tebet, seus melhores registros surgiram em “Equilíbrio” (10%) e “Ideias Novas e Modernas” (7%).

FALTAM 121 DIAS PARA O PRIMEIRO TURNO

Antonio Lavareda é cientista político, sociólogo e diretor do Ipespe

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes