Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Foto: Ricardo Stuckert

FSB/BTG: Lula continua com chances de vencer no 1° turno

Por Gabriel Barbosa

22 de agosto de 2022 : 08h29

Nesta segunda-feira, 22, o Instituto FSB divulgou a nova rodada da pesquisa presidencial, encomendada pelo banco BTG Pactual, que mostra o ex-presidente Lula firme na liderança com 45% das intenções de voto, ou seja, ainda com a possibilidade de vencer no 1° turno.

Enquanto isso, Jair Bolsonaro subiu 2 pontos, chegando nos seus 36%. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou 2 pontos para baixo.

A avaliação é que a aposta cada vez mais alta do discurso antipetista por parte da campanha do pedetista tem ‘empurrado’ uma parte dos seus eleitores para o próprio Bolsonaro.

Na espontânea, o ex-presidente Lula também lidera folgadamente com 41% das menções. Bolsonaro chega a 34%. Branco/Nulo 6% e Indecisos, 12%. O candidato do PDT registra apenas 4%.

No quesito rejeição, o ex-ministro Ciro Gomes foi quem apresentou maior crescimento. O pedetista foi de 48% para 51% de menção negativa, empatando tecnicamente com a rejeição a Bolsonaro, que por sua vez oscilou 1 ponto para cima.

No segundo turno, o ex-presidente Lula vence Bolsonaro com uma margem bem tranquila, 13 pontos de diferença (52% x 39%). Já num eventual segundo turno contra Ciro, o petista venceria com quase 20 pontos de vantagem.

A pesquisa FSB/BTG ouviu 2.000 eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de agosto e está registrad no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00244/2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

13 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

EdsonLuíz.

22 de agosto de 2022 às 17h28

Os defeitos de Lula e de bolsonaro para disputarem mandatos políticos são muito desaconselháveis!

E não cabe olhar os defeitos de um e fechar os olhos para os defeitos do outro. Ter essa atitude parcial é descabido e denuncia o apoiador(gado?) como aderente aos defeitos do ídolo.

Defeitos todos temos, mas não se concebe alguém ter o defeito de fazer apologia da violência, do racismo, da homofobia, da misoginia, ser misantropo ou quase, e mesmo assim conseguir apoio para conquistar mandato eletivo.

Do mesmo modo, não se concebe que alguém envolvido em vários casos de corrupção, com condenações por corrupção gigante, alguém que instrumentaliza os movimentos sociais e coopta seus dirigentes, alguém que destrói os adversários com ódio e só deixa de torturar com ódio se o adversário aderir à suas insanidades, alguém que festeja junto com autocratas autoritários e nunca condena o arbítrio desses autocratas, e mesmo assim esse alguém conseguir apoio para conquistar mandato eletivo.

-Como conceber que alguém apoie um racista para presidente?
-Como conceber que alguém apoie um corrupto para presidente?

Como conceber que alguém peça votos para Lula ou para jair bolsonaro se ele tem as opções de pedir votos para Ciro Gomes ou para Simone Tebet. E tem outras opções, se ele quiser apoiar alguém mais à esquerda ou mais à direita.

Responder

Jorge Fernandes

22 de agosto de 2022 às 16h24

Vai levar um bom tempo para o Miguel desinfetar esse sítio dos nazifascistamilicianos

Responder

Marcos Oliveira

22 de agosto de 2022 às 16h19

Bolsonarismo usa mesma estrategia do nazismo, organizar milicias, usar fake news, fabricar inimigos comuns, prática de racismo e apologia a extermínio de adversários. Assistam o documentário, 2 primeiros capitulos da netflix “Hitler Circle of Vil” e compare com a tragetórica do bolsonarismo Olavista.
Roberto alvim: secretario do governo b0lsolario que recebeu nota de repudio da Comunidade Israelita no Brasil por Alvim copiar frase de ministro da comunicação de Hitler. Felipe Martins do governo Bolsonaro fez sinal usado por Supremacistas Brancos, racistas ao vivo em transmissão do Senado.
O CONHECIMENTO LIBERTA. CUIDADO COM FALSOS MESSIAS.

Responder

EdsonLuíz.

22 de agosto de 2022 às 15h14

Ganhar Lula ou ganhar jair bolsonaro é serem premiados o ódio e a incompetência na política.

Com Lula e com o PT o ódio na política foi criado e espalhado com método e massificado; e o ódio criado e espalhado pelo PT, em geral, foi dirigido a pessoas dignas. Por mais diferenças que tenhamos com pessoas dignas, é irresponsabilidade e leviandade atingí-las em sua reputação sem que elas façam aquilo de que é acusada.

Gente como Gedel$51, Lula, Eunício Oliveira, José Dirceu, Renan Calheiros e outros assim o PT protege e apoia.

Tem tanto exemplo da irresponsabilidade e leviandade do PT sobre criar e espalhar ódio contra gente séria. Vou exemplificar com um dos milhares de casos:

O abuso sofrido pelo ultraconservador Geraldo Alckmin é um exemplo do ódio petista. O PT (e outros levianos irresponsáveis) espalharam anos seguidos, todos os dias, que Geraldo Alckmin é “LADRÃO DE MERENDA” das crianças do estado de São Paulo.

Alckmin é um homem íntegro cujos sonhos políticos foram destruídos pelo ódio, irresponsabilidade e leviandade do PT (e por outros irresponsáveis levianos) com essa acusação.

Pior é que quem se envolveu mesmo com corrupção foram os quadros dirigentes e parlamentares do PT. E se envolveram com corrupção em quantidades gigantes! E ele, LULA, foi condenado como corrupto à unanimidade pelas três instâncias da justiça que julgam provas.
À UNANIMIDADE:1X0! 3X0! e 5X0!

Responder

Canastra

22 de agosto de 2022 às 14h51

A ultima a se alinhar a realidade serà a dupla Folha-Globo.

Responder

Uganga

22 de agosto de 2022 às 14h48

Lula entendeu o recado dos “amigues” FAchin e Lewandtrotsky e se candidatou sem querer.

Inicialmente achei que nao iria se candidatar, sò depois percebì claramente que o STF havia se tornado um partido de opisiçào… sobrestimei o nivél e a dissimulaçào destes canalhas.

Responder

Efrem Ventura

22 de agosto de 2022 às 14h24

O util desse eleiçào é que età fazendo boiar toda a diarreia da politica brasileira.

Basta ver quem vai atras de quem…

Responder

Partagas

22 de agosto de 2022 às 14h18

Lula foi contrtado pelo STF para fazer o papel de fantoche em troca da liberdade nos ultimos anos de vida diante do nada absoluto da oposiçào a este Governo.

Responder

Véio de Havaianas

22 de agosto de 2022 às 14h17

Enquanto, belzebuzinhos da falange do ódio esperneiam e borrifam baba pra tudo quanto é lado, ao sentirem o cheiro de podre do descartável desgovernante aumentar a cada dia no reino dos miliciarcas, e a mídia da xucra classe dominante, desesperada e despautada pela realidade não lavajateira, permanece a tentar, por qualquer das vias, evitar que Lula se fortaleça com a forte possibilidade de despachar o belzebu desgovernado logo no primeiro turno, com até pesquisas telefônicas a mostrarem a realidade não paralela que deixa essa gente de bem, doida e rastejante, a ponto de roerem até moeda de rachadinhas, com o despacho, o bota fora, o pé na bunda, sem choro, nem vela e sem esconderem-se enrolados na verde-amarela de todos os brasileiros e não apenas de parte de medíocres totalitários, já em primeiro turno, deste tragédia anunciada, que a pouco mais de um mês da eleição sequer conseguiu retomar a intenção de votos que somava junto a do parcial ex-‘juiz’, enquanto candidato, em pesquisas de março de 2022, ou seja, há 150 dias.

Responder

Willy

22 de agosto de 2022 às 11h50

CARTA AOS BRASILEIROS E BRASILEIRAS E BRASILEIRES…KKKKKKKKKKK

Sem dinheiro roubado para financiar as campanhas e encher as praças de claque alguem tem que ajudar…ai vem o socorro das pesquisas da Faria Lima e da Folha/Globo.

O PT nunca se elegeu no primeiro turno mesmo estando no poder, com os cofres cheios de dinehiro roubado e contra os Alckimn da vida.

O PT nunca enfrentou alguem que ja està na Presidencia e que junta tanta gente como Bolsonaro

O PT é um receptaculo de estrume.

FIM DA CARTA.

Responder

Jonathan

22 de agosto de 2022 às 11h39

A pesquisa foi feita sabado em plena capital como primeiro comicio de campanha do petralhume…um fracasso.

Responder

Querlon

22 de agosto de 2022 às 11h30

A estrategia das pesquisas da Faria Lima e do cartel Folha/Globo é clara…deixar o Larapio de estimaçào là em cima até o dia do primeiro turno para que nao perca votos no caminho e poder socar merda na cabeça dos brasileiros.

Serao obrigados a dar uma ajustada diante das manifestaçoes do dia 7 de setembro mas mesmo assim chegarà até o primeiro turno com Lula na vantagem.

Responder

Manoel

22 de agosto de 2022 às 09h14

Não nos esqueçamos que estas Pesquisas, por telefone atingem as classes mais elevadas . E tenho a ” convicção” de que , as margens de erro são a favor do bozo , num empuxo amigo , como disse o Montenegro .

Responder

Deixe um comentário