Menu

A nova pesquisa CNT/MDA e os ventos favoráveis para Lula

Foi divulgada no final da manhã desta terça-feira, 30, a pesquisa presencial da CNT/MDA que reforça a tendência de polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O levantamento traz Lula na liderança da corrida presidencial com 42,3% das intenções de voto contra 34,1% do inquilino do Planalto. Na terceira colocação vem o […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert

Foi divulgada no final da manhã desta terça-feira, 30, a pesquisa presencial da CNT/MDA que reforça a tendência de polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento traz Lula na liderança da corrida presidencial com 42,3% das intenções de voto contra 34,1% do inquilino do Planalto. Na terceira colocação vem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 7,3% das menções e Simone Tebet (MDB) com 2,1%. Branco/Nulo 5% e Indecisos, 3%.

Nos dados sobre a conjuntura, a pesquisa reforça que a preocupação maior do brasileiro continua sendo o alto preço dos combustíveis e da comida.

Cerca de 55,7% dos entrevistados acreditam que esses são os dois pontos que o próximo governo terá que tratar como prioridade. Na sequência, aparecem Saúde com 40,4% e desemprego com 33,3%.

O levantamento da CNT/MDA também mostra que o governo Bolsonaro, apesar de ter aumentado o valor do Auxílio Brasil para R$600, ainda não conseguiu convencer o eleitorado de que a continuidade dessa gestão será benéfica para a maioria dos brasileiros, especialmente entre os mais pobres.

Para 40,6% dos entrevistados, o maior temor é a continuidade do governo Bolsonaro. Outros 31% temem a volta de Lula e apenas 23% que mostra indiferença ao resultado do pleito.

Diante desses dados da pesquisa, podemos analisar que o sentimento de mudança é real na maioria dos eleitores, especialmente entre os mais pobres. Sendo assim, os ventos continuam soprando para Lula, pois no imaginário popular, ele é o único candidato capaz de resolver o problema da fome no Brasil.

A pesquisa da CNT/MDA ouviu 2002 eleitores, de forma presencial, entre os dias 25 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR 00950/2022

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

30/08/2022 - 15h29

Agora é o tchuchuca do serrado, só que não se Deus quiser será Lula.

carlos

30/08/2022 - 15h15

Aos de sempre o choro é livre podem se Deus quiser a lei reversa vai muito bem obrigado, aquele que o batizou está preso e o que foi batizado ➕ dia ➖ dias ele vai pro lugar onde merece estar.

Valeriana

30/08/2022 - 14h36

Pesquisa CNT/MDA 29 Setembro 2018.

“Em hipótese de segundo turno, Fernando Haddad venceria Jair Bolsonaro, caso a eleição fosse hoje, por 42,7% a 37,3%. Jair Bolsonaro perderia de Ciro Gomes e venceria Geraldo Alckmin. Fernando Haddad, por sua vez, aparece empatado tecnicamente com Ciro Gomes, e ambos venceriam Geraldo Alckmin em um eventual segundo turno.”

Acreditar em pesquisa é apresentar certificado de imbecilidade com validade nacional e fingir acreditar para sustentar uma narrativa ou um desejo estende o documento a validade internacional…kkkkkkkkkkk

Uganga

30/08/2022 - 14h31

Nao hà uma sequer pesquisa que chegou perto do resultado do primeiro turno de 2018, as que menos erraram foram de “somente” 10%…e dizem que a confiança é de 97%…kkkkkkkkkk

Pesquisas sao palhaçadas masi ainda em nivel de Presidencia da Republica, servem para quem paga criar uma narrativa conforme os proprios interesses.

A pesquisa encomendada e xecutada pelos brasileiros sai no dia 7 de setembro.

EdsonLuíz.

30/08/2022 - 14h18

Quem tem Tchutchuca na política brasileira é o Centrão : PL, PP, Republicanos…

jair bolsonaro é hoje a Tchutchuca do Centão; antes, a Tchutchuca do Centrão foi Lula.

O Centrão, infelizmente, constitue uma das forças políticas brasileiras, assim como o lulismo, o bolsonarismo, as igrejas, os empresários, os trabalhadores e outras. Precisamos encontrar um modo de nos entender politicamente com o Centrão para ninguém precisar ser Tchutchuca de ninguém. Fazer “política Tchutchuca” sai muito caro!

Francisco

30/08/2022 - 14h04

Imagina o que vai acontecer quando os eleitores do Tchuchuca souberem que o corrupto é ele.


Leia mais

Recentes

Recentes