Menu

Nova edição da revista PPE analisa os desafios para a competitividade e impactos da proposta brasileira na COP21

Publicação reúne seis artigos inéditos de pesquisadores do instituto, de universidades federais e da FGV Publicado em 02/02/2023 às 11h37 Ipea — Divulgada nesta quinta-feira (02/02) a edição número 1, do volume 52, da revista Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A publicação reúne seis artigos, entre eles […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Helio Montferre/ Ipea/Direitos Reservados

Publicação reúne seis artigos inéditos de pesquisadores do instituto, de universidades federais e da FGV

Publicado em 02/02/2023 às 11h37

Ipea — Divulgada nesta quinta-feira (02/02) a edição número 1, do volume 52, da revista Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A publicação reúne seis artigos, entre eles um sobre os “Desafios para a ampliação da competitividade da economia brasileira: uma abordagem a partir da estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação” e os “impactos econômicos da proposta brasileira na COP21: uma abordagem de equilíbrio geral computável” e demais estudos produzidos por pesquisadores do instituto, das universidades federais de Juiz de Fora, do Ceará, do Paraná, da Bahia, além da Fundação Getulio Vargas (FGV).

No primeiro artigo citado, os autores analisam os desdobramentos macroeconômicos e setoriais da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação entre os anos de 2016 e 2022. Os resultados mostram que o aumento de estoque de capital de knowledge, adquiridos por meio do estímulo à inovação, produzem resultados positivos de longo prazo sobre o sistema produtivo brasileiro, especialmente com o aumento do domínio do mercado local.

O artigo “Impactos econômicos da proposta brasileira na COP21: uma abordagem de equilíbrio geral computável”, os autores simularam os prováveis impactos econômicos decorrentes da proposta brasileira na XXI Conferência das Partes (COP21) de reduzir em 37% suas emissões de gases de efeito estufa, em relação aos níveis de 2005, até 2025.

Os resultados indicam um decréscimo acumulado de -3,3% do produto interno bruto (PIB) real, em 2025, em relação ao cenário-base. Os setores com mais dependência em relação à queima de combustíveis, ou com elevada intensidade de emissões nos seus processos produtivos, seriam os mais negativamente afetados.

A publicação contém outros quatro artigos inéditos, com os seguintes temas: “Corrupção e pobreza nos municípios brasileiros” e “O Déficit da Previdência Social no Brasil: Simulações de reforma com um modelo EGC Dinâmico”. Além dos dois artigos em inglês sobre “Inflation expectations and the Phillips Curve: an encompassing framework” e “Analyis of the efficiency of state public expenditure in Education and Health: the Brazilian case after the Fiscal Responsabilty Law”.

Sobre a revista PPE

Criada em 1971, a revista é publicada quatro vezes ao ano, com análises teóricas e empíricas sobre temas relacionados à economia brasileira, oferecendo subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficientes ou mesmo apresentando propostas para a implantação dessas políticas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes