Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Chandan Khanna/AFP/ Direitos Reservados

Revista Time descreve o “espetáculo bizarro” de Bolsonaro na Flórida

Por Redação

06 de fevereiro de 2023 : 16h41

Revista cita encontros com apoiadores e conexões com entorno de Donald Trump

06 de Fevereiro de 2023 às 16:05

Redação Brasil de Fato – Rio de Janeiro (RJ)

Brasil de Fato — A revista americana Time, uma das principais publicações dos Estados Unidos e reconhecida mundialmente, classificou como “bizarra” e “surreal” a vida que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro vem levando desde que abandonou o Brasil antes mesmo do fim de seu mandato e se exilou no estado da Flórida, onde ficam os famosos parques da Disney.

A revista listou alguns dos hábitos de Bolsonaro no primeiro mês fora da presidência, como passeios a supermercados, almoços sozinho em restaurantes de fast-food e conversas com apoiadores junto à casa onde está hospedado, de propriedade do lutador José Aldo.

O texto destaca ainda que não é possível dizer o que Bolsonaro pretende durante sua passagem pela Flórida. “A conta dele no TikTok mostra aos 74 milhões de seguidores vídeos cuidadosamente escolhidos: famílias sorridentes usando camisas do Brasil e entregando cestas de pão, morangos e Nutella; montagens com músicas emotivas mostrando Bolsonaro abraçando crianças e longas filas de pessoas querendo uma foto com ele.

“Em um evento organizado em homenagem a ele por um grupo de brasileiros conservadores nos Estados Unidos, Bolsonaro ficou sob a luz de um holofote num pequeno centro comercial em Orlando, sentado em uma cadeira roxa com um pufe felpudo e uma única flor”, descreve a revista.

“O ressurgimento de Jair Bolsonaro na Flórida é um espetáculo bizarro, mesmo se tratando de um estado que serve de refúgio para figuras excêntricas”, disse a revista, que comparou, ainda, o ataque de bolsonaristas aos prédios da Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro com a invasão de apoiadores de Donald Trump ao Capitólio em 2021.

As relações de Bolsonaro com Trump e o trumpismo, aliás, são citadas em outros momentos do texto. A revista lembra que os dois ex-presidentes estão separados por poucas horas de viagem, já que Trump também está vivendo no mesmo estado. Além disso, a reportagem lembra que um dos filhos do presidente brasileiro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, mantém contato com Steve Bannon, ex-extrategista de Trump.

“O que o ex-presidente do Brasil está fazendo na Flórida com seu país e seu próprio futuro perante a Justiça envolvidos em turbulências?”, pergunta-se a Time. “Por enquanto a principal teoria, entre adversários e apoiadores, é de que o autoexílio é uma manobra para fugir de problemas jurídicos”, prossegue.

A reportagem sugere, porém, que os problemas judiciais de Bolsonaro podem se estender aos Estados Unidos, já que parlamentares do país têm pressionado para que o presidente Joe Biden revogue o visto de permanência do ex-presidente brasileiro. Quando viajou ao país, Bolsonaro tinha visto diplomático, já que ainda era chefe de estado. O documento perdeu a validade 30 dias após o fim do mandato, e ele entrou com pedido para ter um novo visto, de turista.

Edição: Thalita Pires

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

carlos eduardo

08 de fevereiro de 2023 às 08h38

vamos aguardar o que anda esta por vir sobre as manobras do dia 08 dejaneiro de 2023

Responder

Ronei

06 de fevereiro de 2023 às 17h04

Quem escreveu essa coisa vazia, sem pé nem cabeça não vai ao supermercado ou no MC Donald ?

Responder

Zulu

06 de fevereiro de 2023 às 16h53

Não entendi o que há de estranho em ir ao supermercado e comer no fast food ?

Alguém consegue explicar ?

Responder

Deixe um comentário