Menu

Fux envia para Justiça do DF pedido para investigar Bolsonaro

Ação foi remetida, pois ex-presidente perdeu foro privilegiado Publicado em 15/02/2023 – 17:10 Por Agência Brasil – Brasília Agência Brasil — O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Justiça Eleitoral do Distrito Federal o pedido da Polícia Federal sobre a abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposto uso […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Felipe Sampaio/SCO/STF

Ação foi remetida, pois ex-presidente perdeu foro privilegiado

Publicado em 15/02/2023 – 17:10

Por Agência Brasil – Brasília

Agência Brasil — O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Justiça Eleitoral do Distrito Federal o pedido da Polícia Federal sobre a abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposto uso indevido de imagens de crianças e adolescentes em campanha política e em situações que incitaria o uso de armas.

Fux determinou o envio da ação para outra instância da Justiça pelo fato de que Jair Bolsonaro perdeu o foro privilegiado, em razão do fim do mandato como presidente da República. Desta forma, como o processo não está em fase de julgamento, o STF deixa de ser a instância competente para analisar o caso.

“Considerado o fim do mandato presidencial do suposto ofensor, resta afastada a hipótese constitucional de competência originária desta Corte”, diz o ministro.

Na semana passada, a ministra Cármen Lúcia já havia remetido cinco processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal, com o mesmo argumento.

As ações, apresentadas por parlamentares e entidade da sociedade civil, pedem a investigação de Bolsonaro por declarações de ameaça ao Poder Judiciário e de promoção de uma ruptura institucional no país durante as comemorações do 7 de setembro.

Edição: Carolina Pimentel

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edu

16/02/2023 - 06h11

Como alguém que não seja um completo asno pode achar que bostanaro poderia fazer algo na vida ? Que doença terrível foi essa que entrou pelo orifício largo e totalmente aberto dos braZileirinhos ?

Zulu

15/02/2023 - 20h49

Bolsonaro teve a chance de fazer algo para tirar o Brasil da enésima desgraça mas não teve coragem, agora é tarde novamente.


Leia mais

Recentes

Recentes