Menu

Jornal dos EUA diz que China tem nova arma para ganhar guerra tecnológica contra Ocidente

O jornal The Wall Street Journal relatou que os EUA e a Europa acusam a Justiça chinesa de anular as demandas provenientes de outros países relacionadas à proteção de patentes, principalmente no âmbito das indústrias consideradas importantes por Pequim Sputnik – Um relatório do jornal WSJ aponta que os EUA e a Europa culpam os chineses de […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
© flickr.com / sam_churchill

O jornal The Wall Street Journal relatou que os EUA e a Europa acusam a Justiça chinesa de anular as demandas provenientes de outros países relacionadas à proteção de patentes, principalmente no âmbito das indústrias consideradas importantes por Pequim

Sputnik – Um relatório do jornal WSJ aponta que os EUA e a Europa culpam os chineses de mobilizar seus tribunais para comprometer os direitos de propriedade intelectual estrangeiros e beneficiar as empresas nacionais.

Apoiando estas acusações, os diretores das empresas ocidentais afirmam que Pequim está tentando anular as demandas das empresas estrangeiras ligadas à proteção de patentes, principalmente aquelas consideradas importantes, como as tecnológicas, produtos farmacêuticos e terras raras.

A “nova arma” chinesa foi considerada um “grave problema” pela UE em 2021, alegando que as ações chinesas estariam favorecendo as partes interessadas do próprio país em setores estratégicos, enquanto prejudica as companhias ocidentais.

Vale ressaltar que os EUA e a China estão se esforçando para desenvolver tecnologias de ponta em uma “batalha” pela superioridade, com os americanos impondo uma série de restrições às exportações asiáticas, em uma tentativa de tirar o concorrente do mercado internacional.

Por sua vez, Pequim acusa Washington de politizar a ciência e tecnologia para tentar manter sua liderança nestas áreas, onde se sentem ameaçados pelos chineses.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

22/02/2023 - 20h07

A china é o país no mundo que mais registra patente. É fato!

Mas vou ilustrar com uma simploriedade banalíssima, e igualmente fato:
▪Tenho dois amigos, os dois coincidentemente estrangeiros: um português, uns 8 anos de Brasil; e um grego, uns 40 anos de Brasil.

O meu amigo português e o meu amigo grego são inventores. Não passa um ano sem que eles me apresentem o depósito de um pedido de patente. Nunca nenhuma de suas patentes tiveram aplicação. Mas estão registradas uma a uma.

Inovação nasce de necessidades. Em um país com a população do tamanho da China, é bem natural que com um impulso mínimo muito registro de patente aconteça. Mas sem muita aplicabilidade e pouco revolucionárias, porque lhes falta conhecimento científico e tecnológico suficiente (ainda falta).

Veja-se o caso das vacinas contra COVID-19.

Vacinas são desenvolvimentos antigos e suas tecnologias tradicionais são muito conhecidas.
▪Veio a Pandemia de COVID e a China criou três vacinas para a doença, registradas com comprovação de 50% de eficiência de imunização ( costuma ser a taxa mínima para utilização).
▪O Ocidente Capitalista desenvolvido não gastou uma moeda com a antiga tecnologia e desrnvolveu umas seis vacinas com tecnologia mRNA, todas as vacinas vindo da iniciativa privada.

●Resultado: mesmo com todos os erros, alguns deles criminosos, como foram os de Tramp e de Bolsonaro para lidar com a doença que atibgiu com força as economias dos países, até o Brasil e os Estados Unudos superaram a fase pior da doença e puderam reabrir suas economias. Já a China está se debatendo até hoje, com imensos setores da economia ainda fechados e o crescimento da economia, que girava em ~6%, desabado para ~2%.

Isso ilusyra bem a capacidade de um estágio e do outro no capitalusmo, mas ilustra mais a natureza do sistema, que não é possível sob autoritarismo.

E nenhum modelo moderno de sociedade é viável sob autoritarismo. Vocês, que defendem mixelos autoritários, não imaginam o atraso que alimentam na sociedade.

Panino Manino

22/02/2023 - 14h03

Sim, mas desde quando murrica e parceiros imperialistas respeito lei?

EdsonLuíz.

22/02/2023 - 12h11

O capitalismo na economia copiado e aplicado sob uma ditadura, como no caso da China, não é capitalismo.

Ao ser fomentado pelo país capitalista líder, como os Estados Unidos fomentaram o capitalismo na China, inclusive treinando, intercambiando e fornecendo tecnologia e mercados, serviram para retirar 850milhões de pessoas da miséria.

Mas economia capitalista sob ditadura não é capitalismo e, sem intercâmbio e cultura capitalista, não vai continuar a prosperar.

Sem democracia e suas essencialidades, sem liberdade de iniciativa e com intervencionismo estatal, não há diversidade, não ha estímulos e prêmios adequados ao progresso material e tecnológico, não há aumento de competitividade e de produtividade e assim a renda e o salário minguam.

Caso a China escolha o caminho de levar à restauração da guerra-fria,e a nova separação, obrigando a grande desglobalização, o mundo e o capitalismo sofrerão atraso, mas o grande prejudicado nesse novo isolamento será a própria China, que sem o relacionamento com a cultura capitalista correrá o risco de desabar.

    Panino Manino

    22/02/2023 - 14h05

    Não há diversidade e progresso tecnológico? China acho que é o país que mais publica artigos científicos atualmente.

    Essa questão das patentes é para permitir que se fabrique coisas que eles sabem como e podem fabricar, mas são impedidos pelas patentes.

Paulo Werneck

22/02/2023 - 11h29

Bloquear os depósitos da Venezuela, apropriar-se dos recursos russos, pode. Isso não se encaixa na violação do direito internacional?


Leia mais

Recentes

Recentes