Menu

Mais de 40 migrantes morrem em naufrágio na Itália

DW – Pelo menos 43 migrantes morreram na costa do sul da Itália, após o naufrágio de um barco, informou a mídia local neste domingo (26/02). Segundo a agência de notícias AGI, a embarcação transportava excesso de peso e partiu-se em duas ao ser atingida por uma onda e bater contra rochas na costa do balneário de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

DW – Pelo menos 43 migrantes morreram na costa do sul da Itália, após o naufrágio de um barco, informou a mídia local neste domingo (26/02).

Segundo a agência de notícias AGI, a embarcação transportava excesso de peso e partiu-se em duas ao ser atingida por uma onda e bater contra rochas na costa do balneário de Steccato di Cutro, na província de Crotone, na Calábria.

Entre as vítimas está “um recém-nascido de poucos meses”, disse a agência, citando um bombeiro que participa dos esforços de resgate.

Os bombeiros italianos confirmaram, por sua vez, que cerca de 80 migrantes foram resgatados com vida e que havia em torno de 120 passageiros no barco. Estariam a bordo pessoas do Irã, Paquistão, da Somália e do Afeganistão. De acordo com informações dos sobreviventes, entretanto, a embarcação estaria transportando entre 140 e 150 pessoas.

Autoridades italianas afirmaram à agência de notícias Reuters que o barco saiu há três ou quatro dias de Izmir, no leste da Turquia,

Nova lei restringe resgates

Este novo naufrágio ocorre poucos dias após a aprovação no Parlamento italiano de polêmicas novas regras sobre o resgate de migrantes propostas pela coalizão de governo liderada pela extrema direita.

A primeira-ministra Giorgia Meloni, líder do partido ultradireitista Irmãos da Itália, que possui raízes fascistas, chegou ao poder em outubro liderando uma coalizão, depois de prometer reduzir o número de migrantes que chegam ao país.

A nova lei exige que os navios humanitários realizem apenas um resgate por viagem ao mar, o que, segundo os críticos, aumenta o risco de mortes no Mediterrâneo central, considerado a rota mais perigosa do mundo usada por migrantes.

Devido à sua localização geográfica, a Itália é destino frequente de migrantes que saem do norte da África em direção à Europa. Cerca de 105 mil migrantes chegaram ao país no ano passado e mais de 13 mil chegadas já foram contabilizadas este ano.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes