Menu

Gleisi defende a saída de Campos Neto do BC: “Não tem nada a ver com o projeto que ganhou nas urnas”

Em entrevista ao Metrópoles, a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e defendeu que o Planalto articule junto ao Senado a troca de comando do BC. “É um absurdo uma taxa de juros de 13,75%”, disse a petista. “Está gerando desvantagem […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Em entrevista ao Metrópoles, a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e defendeu que o Planalto articule junto ao Senado a troca de comando do BC. “É um absurdo uma taxa de juros de 13,75%”, disse a petista.

“Está gerando desvantagem competitiva para o Brasil. É contra o Brasil. Acho que ele tinha que pedir para sair do Branco Central, ele não tem nada a ver com esse projeto que ganhou nas urnas. Nós precisamos ter um Banco Central que cumpra seu papel, que é de controle da inflação – mas também de geração de emprego, que está lá na lei da autonomia -, mas que não estrangule o país. Não está certo o que ele está fazendo”. 

Ainda na entrevista, Gleisi afirma que o risco de uma recessão da economia brasileira serve de alerta para a saída de Campos Neto. “Estão dizendo que vai ter recessão. Então o governo para poder se contrapor a isso tem que ter um mega programa de investimento, com grandes ações. Tem que pôr dinheiro em circulação. O que nós vamos fazer? Vamos achar que é bom recessão? O mercado vai achar bom recessão? Claro que o mercado também não quer. Então tem que ser uma política ofensiva do Estado brasileiro para a gente não ter recessão esse ano”.

“Quando não dá certo, quando não tem resultado, ele tem que sair. Aliás, a lei prevê isso né? Quando não dá resultado, tem que sair. Qual o resultado que ele está dando?”, questionou.

“É uma decisão do presidente da República e tem que ser votada pelo Senado. Eu acho que seria mais fácil [ele pedir para sair], para ele, para nós, para todo mundo. Se ele ficar e continuar não entregando resultado, acho que tem que submeter ao Senado. Qual é o problema? As coisas não são imexíveis. É um medo disso, de falar do tema do Banco Central, do presidente do Banco Central. Onde é que está o problema? Não deu certo, sai. E eu acho que o Senado da República tem responsabilidade com o país, tem que fazer uma discussão. Pode ser que hoje se a gente for fazer uma discussão não tenha maioria, mas na política tudo muda”.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Mac-Cormick

03/03/2023 - 08h44

Como deve ser a independência do BC numa ditadura como a Arábia Saudita? Será que lá o povo tem melhores condições de vida. Jornalista eu sei que não pois morrem muitos a cada ano naquelas bandas.

A extrema direita é o lixo da história. Não sabe a diferença entre inflação de demanda e inflação de custos.

Colocar privatistas no conselho é bola fora do PT. O projeto aprovado pelo povo foi contra a privatização. É absurdo calcular o valor do combustível em moeda estrangeira quando o custo está em moeda nacional. Puro viralatismo. Mostra que o capitalismo é a privatização dos lucros e a socialização dos prejuízos.

Agora, para não perder o hábito, eu sei que tem uma galera que ficou triste em saber que existe eleição em Cuba e na Venezuela. Afinal de contas, deve ser um tremendo choque sair do mundo bozolóide terraplanista, causado por anos de midiotia globotomizada. A realidade é cruel…

“Cuba se aproxima de eleições com maior número de candidatos jovens, mulheres e negros”
28 de fevereiro de 2023, 19:22

Ugo

02/03/2023 - 12h11

Concordo…o Banco Central nao tem nada a ver com quem ganhou as eleiçeos, nem a Petrobras, nem a Anvisa ou outras empresas estatais e instituiçoes de Estado.

EdsonLuíz.

02/03/2023 - 11h20

O economista profissional Roberto Campos Neto ser presidente do Banco Central tem a ver com institucionalidade, Gleisi Hoffman.

●Respeite a institucionalidade, Gleisi!
Roberto Campos tem um mandato aprovado pelo Congresso Nacional. ▪Respeite, Gleisi, aqui não é a Rússia de Putin, não é a Venezuela de Maduro e não é a Cuba de quebrar costelas de meninos com chutes por eles pedirem remédio e liberdade!

E tem mais, populista fundamentalista ridícula Gleisi Hoffman:: vocês não têm um economista com 3% da capacidade de Roberto Campos Neto. O que vocês colocarem lá, se for um de vocês ou alguém para obedecer às asneiras suas e de Lula, vai agravar as coisas na economia mais do que já estão graves, problemas econômicos que vêm desde os governos com as políticas de vocês (no 1° mandato de Lula ele manteve as políticas de Fernando Henrique).

    EdsonLuíz.

    02/03/2023 - 11h25

    Gleisi Hoffman,

    Fernando Haddad é diferente de você e de Lula, não é populista nem fisiológico, não é corrupto, conhece muito economia e está tentando fazer o possível para uma boa política econômica que depois permita ao Banco Central cortar os juros.

    Hoje os modelos de TODOS os economistas que cobhecem matemática mostram que os juros exigem a taxa SELIC onde ela está.

    Pare de atrapalhar o Haddad, Gleisi!
    Pelo menos isso!


Leia mais

Recentes

Recentes