Menu

CGU vai apurar fatos relacionados à entrada de joias doadas pela Arábia Saudita

Medida foi tomada em razão da complexidade da apuração, já que envolve autoridades e servidores de órgãos diferentes Publicado em 07/03/2023 – Atualizado às 15h17 CGU — A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu instaurar diretamente uma Investigação Preliminar Sumária (IPS), com o objetivo de coletar elementos para análise dos fatos recentemente divulgados pela imprensa sobre […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Controladoria Geral da União

Medida foi tomada em razão da complexidade da apuração, já que envolve autoridades e servidores de órgãos diferentes

Publicado em 07/03/2023 – Atualizado às 15h17

CGU — A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu instaurar diretamente uma Investigação Preliminar Sumária (IPS), com o objetivo de coletar elementos para análise dos fatos recentemente divulgados pela imprensa sobre os presentes que teriam sido doados pelo governo da Arábia Saudita à família do ex-Presidente da República.

A medida tem amparo no art. 4º, inciso VIII, do Decreto nº 5.480/2005 (que dispõe sobre o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal) e foi tomada em razão das autoridades supostamente envolvidas no caso, da possível participação de servidores públicos de mais de um órgão federal e, por consequência, da complexidade da apuração.

A IPS é procedimento investigativo de caráter preparatório e não punitivo, que pode resultar em:

I – arquivamento, caso ausentes indícios do cometimento de infração administrativa por servidor público federal;
II – instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), para responsabilização dos servidores possivelmente envolvidos; ou
III – celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), caso se entenda que a infração tem menor potencial ofensivo.

Nos termos da Lei de Acesso à Informação e de sua regulamentação, as informações e documentos produzidos no curso da investigação são de acesso restrito até o arquivamento do processo ou a publicação do TAC ou do julgamento do PAD decorrente da Investigação Preliminar Sumária.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

08/03/2023 - 00h42

Eu nunca ganhei nada da Arábia Saudita. Nem quero! Aquilo é uma ditadura sanguinária!
▪Agora, se eu fosse casada ou casado com o presidente da república é que eu não aceitaria mesmo. E se meu marido aceitasse, eu acabava o casamento com ele na mesma hora. Aonde já se viu aceitar presente de milhões que alguém deu só porque é o presidente?

Edu

07/03/2023 - 21h11

Por que todo cachorrinho de direita canalha, safado, estúpido é burro e mau caráter?

alex

07/03/2023 - 19h57

“em joias”

alex

07/03/2023 - 19h56

Os sauditas que possuem petroleo presenteiam outras pessoas com milhoes de dolares em presentes.

Os brasileiros que possuem petroleo se perdem nessas babaquices, nessas burocracias idiotas, nessa apologia ao terceiro mudismo eterna.

Quem é mais inteligente ?


Leia mais

Recentes

Recentes