Menu

Baixas patentes afirmam: “quem tumultuou foram os generais”

A parece as medidas para frear o avanço indevido de militares na política está começando a reforçar cisões nas forças armadas. Segundo uma apuração do site Sociedade Militar, militares das camadas médias das forças armadas, como sargentos tenentes e capitães se dizem contrários ao projeto do Ministério da Defesa que busca mandar militares da ativa […]

33 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Orlando Brito

A parece as medidas para frear o avanço indevido de militares na política está começando a reforçar cisões nas forças armadas.

Segundo uma apuração do site Sociedade Militar, militares das camadas médias das forças armadas, como sargentos tenentes e capitães se dizem contrários ao projeto do Ministério da Defesa que busca mandar militares da ativa que disputarem eleições para a reserva e vão além! Culpam diretamente os generais e o alto comando pela turbulência política dos últimos anos afirmando que “quem tumultuou foram os generais”.

E não estão errados na afirmação! Foram eles, com a nota de 11 de novembro de 2022, que chancelaram os movimentos golpistas que já ocorriam ao redor do país e antes disso já haviam permitido que milhares de militares ocupassem cargos no poder civil e usassem as patentes em campanhas eleitorais e redes sociais, que em um silêncio obsequioso, chancelaram Villas Bôas e que tantos outros generais fizessem política nas redes sociais e muitas vezes ameaçando políticos, jornalistas e outras instituições.

Infelizmente as ambições financeiras e políticas do alto comando das forças que deixaram as baixas patentes sofrerem com um duríssimo golpe na tramitação da lei 1645/19 e que tratava da seguridade social dos militares, garantindo benesses aos generais e com todos os ônus da intromissão militar na política brasileira.

Vale lembrar que em 2019, enquanto o Ministério da defesa emitiu notas proibindo que militares se manifestassem sobre o PL 1645 que falava sobre carreira militar. Mas vejam só: o então relator do PL, deputado Vinícius de Carvalho, admitiu que havia sido escolhido pelos comandantes militares.

Recentemente, militares de baixas patentes das Forças Armadas se encontraram com diversas autoridades do governo Lula, incluindo Paulo Pimenta da SECOM, José Guimarães e o próprio presidente Lula e reforçaram que eles não possuem representantes militares no Congresso Nacional, reforçando que apenas o alto comando possuí um lobby no Congresso Nacional. Eles também relataram que foram várias vezes foram “maltratados” pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, um capitão da reserva.

O flagrante descumprimento do estatuto dos militares (lei nº 6.880/ 1980) e principalmente do artigo 28, parágrafo XVIII que proíbe o uso de patentes em atividades políticas, está obrigando o poder civil a impor sanções mais severas e se falta punição aos generais, provavelmente sobrará aos sargentos, cabos e soldados.

Infelizmente a PEC que será proposta pelo Ministro da Defesa, José Múcio, acabará por afastar apenas as baixas patentes do processo político, nos últimos anos ficou flagrante que a atividade política dos generais e principalmente do alto comando das forças armadas passa longe das urnas.

Os militares que hoje ocupam cargos eletivos já estavam na reserva há algum tempo (com exceção de alguns poucos).

Parece que de fato a articulação do Ministério da Defesa busca oferecer alguma distração para o real problema envolvendo os militares no Brasil, usando patentes mais baixas como bucha de canhão para que os generais sigam fazendo o que já fazem nos últimos 20 anos: colocado uma faca no pescoço da República.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edivaldo

17/03/2023 - 14h58

Não adianta chorar em toda carreira quem estou mais é está no comando por isso tem maior salário e benefícios.

Luiz

17/03/2023 - 05h11

Um livro de desinformação foi colocado neste imenso comentário.
Melhor não dar atenção a certas pessoas que parecem querer aumentar o caos instalado no nosso país.

Vieira

16/03/2023 - 10h50

Disse tudo que devia ser de conhecimento da imensa população brasileira ou pelo menos da parte um pouco mais politizada. Infelizmente o Brasil vive à deriva na política, pois a cada momento um grupo manobra a seu bel prazer e em muitos momentos nem rumo acertado é tomado. Os interesses dos milicos de alta patente( grande maioria ) são visando apenas as suas próprias mordomias e garantias de manutenção destas e só lembram do baixo clero que vivem às migalhas quando os seus interesses dependem de manter o baixo clero sob domínio pleno.
Lugar de militar é no quartel ou em casa quando na reserva ou reformado. Nada de política.

Ex milico

16/03/2023 - 10h30

Bolsonaro e covarde porque deixou sua militância na cadeia e nem um advogado por parte dele teve
Bolsonaro e covarde aumentou os salários da realeza e deixou no limbo os pracas que o apoiou !

Agora come caviar e vai na Disney TA OK 👍

Vieira

16/03/2023 - 09h50

Sempre foi assim! Os generais mandam e desmandam na ralé, principalmente sargentos, cabos e soldados, mas a culpa é do próprio baixo clero que não se valoriza, pois muitos que o compõe são lambe botas e vivem a espera das migalhas caem dos generais e oficiais superiores. Infelizmente essa realidade não mudará. Um projeto como o proposto tem que ir em frente e eliminar cadidatura de qualquer militar da ativa, seja das FFAA ou forças auxiliares. Será o suficiente? NÃO! Mas será um recomeço na democracia.

Pedro Rozendo da Silva de Franca

15/03/2023 - 22h56

O movimento de 64 só não foi pra frente porque até militares de baixa patente estavam querendo concorrer pra Presidente do Brasil, segundo comentários posteriores à saída do Gen.Figueiredo para os civis. Porém essas FFAA atuais estão a quem de receber i. Voto de confiança da POPULAÇÃO, depois da trairagem contra o Capitão Bolsonaro.

Lanterna dos Medíocres

15/03/2023 - 22h11

Ser bolso fascista xucro é como…

Edson Biscaia que levanta ser “inaceitável ver algum militar que não tenha à patente de general quatro estrelas, apoiar o governo desse presidente imposto pelo sistema”, além que, “essa pressão toda do governo atual é pelo ranso da maioria deles contra às Forças Armadas e em especial o Exército que prendeu eles os comunistas e hoje no poder, coopitaram alguns generais para o lado deles e tencionam engessar as patentes menores, criando à Guarda Nacional para proteger os propósitos obscuros que tencionam submeter esta Nação e o seu povo.”

Lívia do retrovisor, que confessa ora ver ao longe o quanto “é degradante ver as FFAA prestar continência pra quadrilha que tomou o poder com o aval dos generais.”

Lauro José, que com certezas crava: “Bolsonaro é herói nacional, simples assim 👍👍👍👍”

Valerio Evangelista, que explica “para que vcs entende, os generais não pertence mais a tropa eles são posto políticos. Quando FH, criou o soldao, foi feita negociando… Peço a todos não espere nada de generais.
Tenha fé em Deus 🙏”

Ricardo Coelho, hiper atento em não perceber que “o problema é a santa ignorância desses analfabetos e mãozinhas leves” dos quais faz parte, ao insistir que “Lula não serveria nem mesmo para cuidar do meu [seu] jardim. [Pois] Todos já conhecem o que ele fez com o nosso Brasil.”

Ari, o avestruz, que sequer ruboriza ao mandar que, “o articulista está muito mal informado… mente descaradamente ao afirmar que na nota de 11/11/22, os generais chancelaram os movimentos golpistas. Péssimo artigo.”

O Guardião malandro, devoto que vacina para proteger seu parmito de devoçãol: “Tá bom tudo culpa do Bolsonaro. Fala sério!?”

Carlos Grassi, fulo, mui ‘dispresado’ que manda bala e ignorância expressa em, “todo o respeito q tinha pelas FFAA se transformou em dispreso e nojo.”

Lucinha Pisarro no irrealismo fantástico, que medíocre e sem medo de sempre infeliz, decreta conforme o 142:
“Bolsonaro 🇧🇷 foi e é o melhor Presidente que o Brasil já teve em toda a sua História 👏🏼”

Solades, que ‘encina’:
“um navio pode está acabando não conseguindo nem ligar o radar, mas ele tem que está lindo por fora, mas seu coração não suporta nem mais 2 nois [3 vois].”

Paulo Ricardo, o despojado nada interesseiro no “farinha pouca meu pirão primeiro”, que acusa os generais de prejudicarem “os veteranos graduados e suas pensionistas, mesmo sabendo que o seu eleitorado sempre foram os graduados e pensionistas de praças”.

Ou seja, coisas do Brasil insano, xucramente diplomado em ignorância graduada.

Augusto Lins

15/03/2023 - 20h11

Esse ex-presidentezinho de me….. chamado de Bolsobosta. Só gostava de generais que por sinal eram todos traíras, chuparam os ovos do Bozo para se dar bem e os praças que sefu, generais de hoje tudo frouxo, não servem pra nada, tenho saudades dos oficiais das antigas, sabiam valorizar as baixas patentes os de hoje são tudo pau mandado.

Edson Biscaia

15/03/2023 - 15h47

Inaceitável ver algum militar que não tenha à patente de general quatro estrelas, apoiar o governo desse presidente imposto pelo sistema, quem segue à carreira militar é um cidadão com todoe os seus direitos garantidos pela Constituição, que infelizmente hoje já não respeitam mais, pode portanto ser candidato ou exercer qualquer cargo político, pede licença temporária da função militar e assume, estará prestando serviço à Pátria na área civil e a meu ver deve contar como tempo de serviço quando for para a reserva, essa pressão toda do governo atual é pelo ranso da maioria deles contra às Forças Armadas e em especial o Exército que prendeu eles os comunistas e hoje no pider, coopitaram alguns generais para o lado deles e tencionam engessar as patentes menores, criando à Guarda Nacional para proteger os propósitos obscuros que tencionam submeter esta Nação e o seu povo.

Lívia

15/03/2023 - 13h10

É degradante ver as FFAA prestar continência pra quadrilha que tomou o poder com o aval dos generais.

André Carlos Fernandes

15/03/2023 - 11h59

Nunca entendi direito essa identificação e alinhamento de qlqr tipo de militar, desde o soldado até as demais patentes com o discurso bolsonarista, porque, pelo que eu saiba, bolsonaro agradou apenas os de alta patente que participaram do seu governo desastrado. Os agradou com teto duplo, além da suposta promoção à marechal. Enqto a instituição Forças Armadas foi enfraquecida e sucatas e os de baixa patentes tinham que voltar pra casa por falta de alimentação nos quartéis. Agora estamos vendo o resultado disto

Lauro

15/03/2023 - 11h30

Bolsonaro é herói nacional, simples assim 👍👍👍👍👍

Valerio

15/03/2023 - 11h15

Bom dia , para que vcs entende,os generais não pertence mais a tropa eles são posto políticos.
Quando FH, criou o soldao,foi feita negociando . Bolsonaro não gosta de praça. Os Sgt do quadro especial foi o que mais sofreu.
Não deu promoção alguma,pq não quis,se quisesse poderia,pq oPT fez, enganou muita gente.
Peço a todos não espere nada de generais.
Tenha fé em Deus 🙏

Tarcísio Neves

15/03/2023 - 10h25

Entre a cruz e o coturno

* Tarcísio Neves

As aberrações movidas pelo autoritarismo histórico não é privilégio apenas do Exército onde os generais se colocam como verdadeiros proprietários da força. Mas, nas outras armadas também, ou seja, Marinha e Aeronáutica.

Isto, no entanto, contamina os oficiais subalternos, do segundo tenente ao coronel.

O grande exemplo disto é o próprio neofascista Jair Bolsonaro, o capitão indisciplinado, traidor do próprio Exército, que se apoderou da força como se fosse proprietário de uma guarda particular armada.

Bolsonaro foi considerado pelo ex-presidente Geisel um péssimo militar e um exemplo nocivo para a tropa.

Mas o STM foi condescendente, o absolvendo no processo que provava que ele era um terrorista na sua forma tentada.

Ficou provado que ele ameaçou explodir quartéis do Exército no Rio de Janeiro, além da estação de distribuição de água da Cedae
Montou todo plano com ilustrações técnicas de como realizar os ataques.

No processo Bolsonaro foi absolvido, mas, não foi inocentado. A Corte militar desconsiderou os laudos técnicos idôneos apresentados no processo, e pugnou por dois laudos inconclusivos, inventados pelo próprio Exército, absolvendo o criminoso.

Bolsonaro é tudo de mais podre que possa existir na vida militar e na política. A base firme de uma organização militar é a disciplina. “Fingir que não ver o transgressor é ser conivente e faltoso, além de moralmente covarde”. (General Cabrita, patrono da arma de Engenharia).

Mas o próprio Exército passou a mão na cabeça do infrator.

A sua indisciplina ele levou para a vida política e, sobretudo, para a presidência da República.

Logo que assumiu desrespeitou a lista tríplice do Ministério Público, nomeando o engavetador mor Augusto Aras para Procurador Geral da República. Ali ficou claro o que ele pretendia.

Interferiu na Polícia Federal, segundo acusações do subserviente ex-juiz suspeito Sérgio Moro, que mais tarde voltaria a se ajoelhar aos pés do troglodita, discípulo de Ustra.

Infelizmente o nivel de analfabetismo político nas Forças Armadas é avassalador. E, em que pese ter oficiais formados em Direito, a ignorância jurídica é uma tragédia.

A maioria não sabe sequer interpretar uma portaria editada pela própria armada.

O tratamento preconceituoso, desprezível e humilhante aos praças e, sobretudo aos soldados, continua o mesmo da época da ditadura militar – os caras não evoluíram no desenvolvimento humano intracaserna.

E este tratamento extrapola os muros dos quartéis – imagina o que seria do povo e da sociedade brasileira caso o golpe militar pretendido pelo neofascista Jair Bolsonaro tivesse se concretizado…

Quando o Brasil se livrou da tirania da ditadura militar, ficou claro que lugar de militar é na caserna. Fora dela, na reserva, é em casa, ou exercendo alguma atividade da vida civil, desde que não exerça nenhum cargo político.

Mas não é assim que os clubes militares interpretam, onde oficiais do pau mole se reúnem com frequência para defender golpe e fazer apologia à ditadura militar como o mais perfeito engenho político de governar.

Dia 31 de março para eles é glória da saudade.

Como diria o notável jurisfilósofo italiano Noberto Bobbio, de todos os piores regimes políticos, a democracia é o melhor. Embora prostitua e libertine, abre portas e reconhece direitos ao contrário das ditaduras, quer militar ou civil.

O exemplo disto são os Pazuellos e os Mourãos da vida, que receberam de presente um cargo de deputado federal e de senador respectivamente. Imagino como será a atuação de ambos naquelas casas parlamentares.

Isto ratifica a máxima de que somos um país literalmente de analfabetos – políticos e funcionais, com desdobramentos incidentais.

E, no universo militar, infelizmente a realidade prova o inacreditável nível de ignorância política e funcional. Chega a ser trágico!

Do pracinha imperceptível ao general no topo da pirâmide, com raríssimas exceções.

* Tarcísio Neves é jornalista, jurista, escritor e militar inativo do EB.

Ricardo Coelho

15/03/2023 - 10h15

Lula não serveria nem mesmo para cuidar do meu jardim. Todos já conhecem o que ele fez com o nosso Brasil. Mas o problema é a santa ignorância desses analfabetos e mãozinhas leves.

Edu

15/03/2023 - 10h07

BOSTAnaro é o ídolo de todo verme de alma podre que só faz peso no planeta, sacos de vômito de foma humanoide que atrapalham a evolução.

Ari

15/03/2023 - 10h00

O articulista está muito mal informado, pois os militares da ativa permanecem coesos e disciplinados. O autor do texto demonstra forte preconceito em relação às FA e mente descaradamente ao afirmar que na nota de 11/11/22, os generais chancelaram os movimentos golpistas. Péssimo artigo.

guardião

15/03/2023 - 09h11

tá bom tudo culpa do Bolsonaro. Fala sério!?

Regiane

15/03/2023 - 08h41

Se sua apresentação já começa com “intransigente”já percebo que não tem imparcialidade em suas análises.Uma pena!

Edmar

15/03/2023 - 08h19

Pura verdade

Israel Just da Rocha Pita

15/03/2023 - 07h57

O governo LULA tem que dar um basta nesta bandalheira.
Que ser militar jamais será político. Tem que ter uma legislação bem dura. Se um militar que ser político, que a quarentena seja igual aos números de anos o qual foi militar. Nada mais justo. Só assim moralizamos a política e a carreira militar.

Heitor Sumida

15/03/2023 - 07h44

Bolsonaro começou criando a sua própria sepultura desde do dia que foi eleito Veredor , o seu discurso sempre foi focado nos baixos salários das FFAA e assim foi eleito com o apoio dos milicos , até ser Presidente. O próprio General Heleno declarou em 2019 que tinha vergonha do seu salário. Bolsonaro nada fez e caiu na desgraça dos militares , principalmente das baixas patentes. Coronel prá baixo com filhos ainda estudando , talvez possa ter casa própria muito modesta , muitos deles nem isso.

José Roberto Mendonça

15/03/2023 - 06h35

Bolsonaro traidor dos veteranos das forças armadas. Achou que general ia protege- lo. Que vergonha!!!.Agora Lula vai resolver o problema assim esperamos

Carlos Grassi

15/03/2023 - 05h51

Todo o respeito q eu tinha pelas FFAA se transformou em dispreso e nojo.

Lucinha Pisarro

15/03/2023 - 01h10

Bolsonaro 🇧🇷 foi e é o melhor Presidente que o Brasil já teve em toda a sua História 👏🏼
Este ser asqueroso, cachaceiro e que gosta do que é alheio, por ora desgoverna o Brasil.
Foi tirado da prisão pelo seu parça para fazer este papelão ridículo de fingir que sabe governar. Auxiliado por uma verdadeira corja 😠

Nia Sananda

15/03/2023 - 00h47

Se intitular defensor do estado democrático de direito e chamar as manifestações dos patriotas após as eleições de “movimentos golpistas” demonstra a mais pura falta de noção do que seja estado democrático de direito. Falta de equanimidade durante a campanha eleitoral, falta de transparência na apuração dos votos, censura sobre tudo que estava acontecendo e cada vez mais o “cala boca” tem sido instaurado na população além de insegurança jurídica. Tudo lindo na Brasilândia Comunista!!

Augusto

15/03/2023 - 00h14

Com certeza no governo passado ,os praças e pensionistas foram claramente prejudicados e o alto escalão das forças armadas foram beneficiados com lei 13954/19,essa lei prejudicou e muito os praças e pensionistas,e mais essa lei tem que ser revista,pois a paridade foi deixado de lado.

Cesar Costa da Silva

14/03/2023 - 23h54

Acho que os generais querem mais estrelas, assim quando enganam o povo ja é uma intimidação,.

Solades

14/03/2023 - 23h41

Concordo plenamente se o país fizesse um mínimo por si próprio, você não tem noção do que as forças armadas tem como capacidade bélica, e não se pode colocar a culpa quando o dinheiro e investimento não existe, a população não tá preocupada com defesa nacional e os políticos menos ainda, mas concordo com você opinião política por seus membros não devem existe, mas pelo amor de Deus as forças armadas de qualquer país é primordial para sua soberania

Solades

14/03/2023 - 23h38

Infelizmente, observando o que está ao meu redor, só vejo pessoas gananciosas, as forças armadas infelizmente não tem mais seu papel fundamental que é a defesa do país, falo isso não com objetivo de desacreditar, pelo contrário faço para que se tenha um olhar de preocupação com o nosso país, pois sem ela iremos afundar, os generais que deveria pressionar”falo pressionar porque já não há mais interesse nenhum por parte dos políticos a defesa do país”para que se tenha investimento em tecnologia militar, ainda estamos em 1950, tudo isso se passa na frente deles, e não fazem nada, por troca de que ? Dinheiro, exatamente como os políticos, a diferença é que possuem uma verdade, absoluta, em sua caserna, lugares esse que possuem todo tipo de injustiça e isso não parte dos menores vivemos muito bem entre a gente, pelo contrário parte deles da alta cúpula administrativa militar, dinheiro infelizmente compra a verdade, que eles deveriam fazer mas não fazem, militar é pra proteger o Brasil, mas maior preocupação é sabe se está pintando o quartel, cito uma coisa, muito estranha mas mostrará o pensamento, um navio pode está acabando não conseguindo nem ligar o radar, mas ele tem que está lindo por fora, mas seu coração não suporta nem mais 2 nois.

Aberto Olivieri

14/03/2023 - 22h36

Nenhum elemento das Forças Arnadas pode fazer comentario político a favor ou contra o que quer que seja, pois essas opiniões surgem como intimidações onde os mesmos se julgam verdadeiros agentes da democracia ou da ditadura e que não são. A intromição deles na política vai fazer que cada vez mais se crie leis para colocá-los drvudanente em seus lugares. Fazer apologia à ditadura é crime contra a Constituição e quem o fizer deve ser punido seja civil ou militar mesmo já reformado

Fernando Neves

14/03/2023 - 22h35

A responsabilidade pela estrutura e funcionamento das instituições militares vem do exemplo demonstrado pelos comandantes, mas ultimamente vem ocorrendo o abandono dos líderes de suas obrigações e agindo pelo instinto reacionários, por exemplo, um comandante resolveu colocar um rolo de papel higiênico na função de guardanapo no Cassino e refeitório da unidade militar. Diante dessa medida, alguns vão questionar essa situação diante da hora, fato semelhante é a medida adotada com a emissão da certidão de tempos de contribuições militares como certificação de tempos de serviços militares, que foi um abuso fora de ordenamento legal e até uma contribuição para se questionar a liderança pelo péssimo exemplo vindo do comando militar, que parece que apodreceu e não merece o respeito ao qual deveriam zelar em permanência à hierarquia na disciplina necessária.

Paulo Ricardo

14/03/2023 - 22h03

Os generais sempre usaram do “farinha pouca meu pirão primeiro” e que nunca fizeram algo para melhorar o salário e a carreira do praça, pois vide o que fizeram na MP2215/2001 e agora na lei 13.954/2019 assinada pelo Bolsonaro traidor, sim traidor! Porque sabia que a lei prejudicaria os veteranos graduados e suas pensionistas, mesmo sabendo que o seu eleitorado sempre foram os graduados e pensionistas de praças, pois é sabido que nunca foi quisto pelas oficialidades das forças por ser um péssimo oficial, indisciplinado e despreparado militarmente. A justiça divina chegou para Bolsonaro que ficará no limbo até a consumação de sua prisão. “Nada está oculto que nao seja revelado.”


Leia mais

Recentes

Recentes