Menu

Ineep: aumento do biodiesel para 12% é positivo, mas é medida reparadora 

A medida anunciada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) de aumento de 10% para 12% na participação do biodiesel na composição do diesel fóssil, a partir de abril, é um indicador positivo, pois recupera diretrizes do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) de 2004. No entanto, esta decisão tem um caráter […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Rio de Janeiro - Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A medida anunciada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) de aumento de 10% para 12% na participação do biodiesel na composição do diesel fóssil, a partir de abril, é um indicador positivo, pois recupera diretrizes do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) de 2004. No entanto, esta decisão tem um caráter reparador, visto que inicialmente o PNPB previa que a participação do biodiesel na composição chegaria a 15% em março de 2023. 

O comentário foi feito pelo diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Mahatma dos Santos, ao analisar decisão tomada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), na última sexta-feira (17/03). Ele lembrou que o PNPB previa uma série de incentivos para o desenvolvimento da produção de biodiesel e biocombustíveis no Brasil. 

“Este atraso foi o resultado de uma política de desarticulação do PNPB, que incluiu a saída da Petrobras do segmento do biocombustível após a chegada de Pedro Parente à presidência da empresa, em 2016. Como consequência, a Petrobras Biocombustíveis (PBio), que era a sexta maior produtora de biocombustíveis no Brasil, foi incluída no plano de desinvestimentos da estatal. Esta medida anunciada pelo MME é positiva para o segmento de biocombustível, restaurador, mas ainda não recupera o atraso observado nos últimos anos”, comentou Santos.

Para Santos, ainda é cedo para avaliar o impacto dessa mudança na composição do diesel nos preços praticados no mercado interno. “É um incentivo”, disse, lembrando também que é preciso avançar na recuperação dos objetivos estratégicos do PNPB: implantar um programa sustentável capaz de promover inclusão da agricultura familiar na cadeia dos biocombustíveis; diversificar as fontes de matéria-prima do biodiesel, observando potencialidades regionais; garantir preços competitivos, qualidade e condições estáveis de abastecimento do mercado consumidor de biodiesel; e geração de emprego e renda.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes