Menu

Nelson Marconi: ‘Sucesso de nova regra fiscal depende de aumento de receitas’

Nova regra fiscal Publicado em 31/03/2023 Por Nelson Marconi – Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas Finalmente o governo apresentou uma proposta de regra fiscal. Mas ainda há muito por fazer para cumpri-la e garantir seu sucesso. O principal componente da regra fiscal divulgada pelo governo estabelece que a variação das despesas não […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
José Cruz/Agência Brasil

Nova regra fiscal

Publicado em 31/03/2023

Por Nelson Marconi – Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas

Finalmente o governo apresentou uma proposta de regra fiscal. Mas ainda há muito por fazer para cumpri-la e garantir seu sucesso.

O principal componente da regra fiscal divulgada pelo governo estabelece que a variação das despesas não pode superar 70% da variação das receitas primárias nos últimos 12 meses. Se a inflação se situar em um patamar de 4%, por exemplo, a receita terá que crescer 5,7% para que as despesas evoluam na mesma medida que a inflação.

Logo, a regra é consideravelmente restritiva em relação às despesas; como o governo vem anunciando há tempos que pretende recompor a execução de diversas políticas públicas, a única forma de fazê-lo será por meio da elevação das receitas (ou de nova diminuição dos investimentos, que já se encontram em um patamar reduzido) e não está claro como o governo encaminhará esse assunto.

O ministro Haddad deveria ter sido mais assertivo nesse sentido, explicando como buscará recursos. Deveria propor a taxação sobre lucros e dividendos distribuídos e grandes patrimônios, por exemplo.

A regra apresentada é, portanto, fortemente pró-cíclica, e seus componentes anticíclicos (limites superiores e inferiores para despesas e piso para investimentos) são modestos. Para configurar uma regra realmente anticíclica – característica essencial de uma boa política fiscal –, é necessário que o investimento esteja excluído do teto, mesmo que às custas de maior rigor com as demais despesas correntes.

E já que toquei nesse assunto, o governo deveria também apresentar meios e instrumentos para reduzir as despesas correntes, visto pretender que seu crescimento seja inferior ao da receita e estar defendendo, ao menos retoricamente, a manutenção dos investimentos.

Mudanças na lógica de elaboração orçamentária, realização de um planejamento da força de trabalho e redução dos salários de ingresso dos servidores deveriam estar entre as medidas propostas; isso sem falar na despesa com juros, que integra as despesas correntes, mas não constitui uma despesa primária e vêm pressionando fortemente a evolução da dívida pública; a falta de sintonia entre as políticas monetária e fiscal é gritante.

É importante o governo ter apresentado uma regra, mas será ainda mais relevante se ele detalhar alguns mecanismos que adotará para cumpri-la. Minha impressão é que o percentual de 70% de vinculação entre a receita e a despesa é um piso que deverá ser majorado na negociação com o Congresso pois, a prevalecer a proposta, o governo terá que cortar despesas que vêm defendendo ou elevar consideravelmente a receita; se assim o for, deve explicar melhor como o fará.

Nelson Marconi, graduado em economia pela PUC-SP e mestre e doutor em economia pela FGV-SP

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes