Menu

O verdadeiro interesse dos militares com o GSI e a ABIN

Caso o governo Lula escolha militarizar os serviços de inteligência e informação do Estado brasileiro, estarão contratando uma crise com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) que acabará culminando com o confronto direto entre os civis na agência e os militares das forças armadas. Segundo agentes da ABIN, as diversas notas que estão saindo na […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Caso o governo Lula escolha militarizar os serviços de inteligência e informação do Estado brasileiro, estarão contratando uma crise com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) que acabará culminando com o confronto direto entre os civis na agência e os militares das forças armadas.

Segundo agentes da ABIN, as diversas notas que estão saindo na imprensa sobre possíveis destinos para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) teriam como origem os militares que, segundo eles, estão plantando notas para tentar manter o GSI militarizado e possibilitar reincorporação da ABIN ao GSI.

Eles também acreditam que embora seja uma possibilidade, acreditam ser praticamente impossível o retorno da ABIN ao GSI e afirmam que foram extremamente bem recebidos pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa e que esse acolhimento se traduz na permanência da pasta longe do GSI.

Para os servidores, as pautas e filtros do GSI são conduzidos unicamente com base nos interesses da cúpula das forças armadas.

VEJA TAMBÉM: Servidores da ABIN defendem desmilitarização do GSI e ABIN

Eles também revelaram que pela primeira vez profissionais e servidores da área de inteligência foram ouvidos durante uma transição de governo o grupo responsável pelas discussões foi unânime em defendes a desmilitarização do GSI e desvinculação da ABIN ao gabinete.

Segundo eles, a principal preocupação do militares é com imprescindível que o Sistema Brasileiro de Inteligência (SisBin) que segundo eles, poderia ser desmilitarizado, caso o GSI siga pelo mesmo caminho.

Hoje o SisBin é comandado por uma espécie de “conselho de segurança” que é composto por 13 órgãos, onde sete deles, são militares o que garante a supremacia das forças armadas. Esse conselho delibera quem entra ou sai do SisBin e elabora a política nacional de inteligência e a estratégia nacional de inteligência.

Além disso, eles disseram que quem realmente manda no GSI é sempre o secretário executivo que é escolhido pelo comandante das forças armadas, eles também ressaltaram que os militares na posição sempre são generais com uma ou duas estrelas, o que isso faz com que eles se submetam aos interesses da cúpula para serem promovido.

Por isso, o GSI funcionaria como uma espécie de “filtro” do que chega ao presidente e que, para as fontes, só chega ao presidente aquilo que é interessante aos militares, uma forma que encontraram de exercer poder político.

Para as fontes, os militares temem perder espaço na elaboração da política e na estratégia nacional de inteligência, que envolve políticas ambientais, estratégias comerciais e que segundo estes servidores, deveria conter também como diretrizes, o combate ao extremismo, influência das redes sociais e violência nas escolas.

Perguntei para estes servidores da ABIN qual seriam os interesses dos militares e um deles me respondeu de forma muito categórica: basta ver a agenda política implementada nos últimos 6 anos.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luise

26/04/2023 - 08h48

Valeu Cleber pelo trabalho. LULA PRECISA TIRAR POSTOS CHAVE DOS MILICOS, ELE NÃO PERCEBEU QUE OS GENERAIS ESTAVAM NO GOVERNO BOLSONARO, ENTÃO SÃO CORRESPONSÁVEIS PELO GENOCÍDIO COVID E DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA.


Leia mais

Recentes

Recentes