Menu

Os alvos de Janones na CPMI

Embora a presença como um dos titulares na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) não é confirmada, algumas pessoas próximas do deputado André Janones (AVANTE-MG) já dizem por aí qual será um dos focos do deputado mineiro: os militares. Segundo essas fontes, o deputado Janones teria a liberdade de inquirir os possíveis militares convocados para […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
(foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

Embora a presença como um dos titulares na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) não é confirmada, algumas pessoas próximas do deputado André Janones (AVANTE-MG) já dizem por aí qual será um dos focos do deputado mineiro: os militares.

Segundo essas fontes, o deputado Janones teria a liberdade de inquirir os possíveis militares convocados para a CPMI com tranquilidade e sem preocupações, uma vez que não é membro do governo e suas alianças com o governo geralmente são pragmáticas.

Diante da flagrante incompetência do governo Lula bater de frente com os militares e o receio de alguns parlamentares em questionar a instituição que definitivamente esteve envolvida com o caos em Brasília no dia 8 de janeiro, Janones poderia servir como uma espécie de “aríete” para os parlamentares governistas que querem colocar pressão sobre os militares não que não poderiam fazer isso pelos mais diversos motivos.

Vale lembrar que recentemente um membro bem próximo do governo Lula procurou a equipe do deputado e disse que precisava deles.

Outro possível alvo do deputado, caso ele consiga uma cadeira na CPMI será o deputado André Fernandes (PL-CE), segundo a mesma fonte, o deputado já teria um mandado de segurança pronto para ser enviado ao Supremo Tribunal Federal na gaveta para caso André, que é investigado num inquérito do STF sobre o 8 de janeiro, seja indicado para a comissão. Caso o bolsonarista seja indicado, Janones e sua equipe estudam se irão ou não tomar tal decisão.

A equipe do deputado tem visões distintas sobre a atitude por um motivo muito peculiar: segundo alguns membros, André seria um deputado com pouca capacidade de articulação e que pode facilmente perder o decoro, na visão deles, o deputado pode mais atrapalhar do que ajudar a oposição. Por isso a divergência.

A previsão é para que a composição dos membros da CPMI seja na próxima terça-feira (2), até lá, todo mundo está disputando por um espaço e uma cadeira.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

27/04/2023 - 18h50

Grande deputado federal, esse, trabalha para reconhecer os direitos do trabalhador brasileiro, o deputado dá a ideia o projeto e a receita, Parabéns deputado esse representa o povo brasileiro, de Minas Gerais para o Brasil.


Leia mais

Recentes

Recentes