Menu

Um golpe pela metade

Áudios e mensagens encontrados no celular de Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Bolsonaro, mostram que houve uma discussão sobre um golpe de estado na ante sala do Palácio do Planalto. Mais cedo, a jornalista Miriam Leitão revelou que o alto comando das forças armadas não concordava integralmente com as teses golpistas do então […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Joedson Alves/Agência Brasil

Áudios e mensagens encontrados no celular de Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Bolsonaro, mostram que houve uma discussão sobre um golpe de estado na ante sala do Palácio do Planalto.

Mais cedo, a jornalista Miriam Leitão revelou que o alto comando das forças armadas não concordava integralmente com as teses golpistas do então presidente Jair Bolsonaro. A jornalista pediu para que todos se atentassem ao “integralmente”. Ou seja, apoiavam um golpe parcialmente.

A revelação de hoje é mais uma peça no quebra-cabeça envolvendo a minuta golpista encontrada a casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres que visava uma intervenção no Tribunal Superior Eleitoral prevento até mesmo a prisão de Ministros como o Alexandre de Moraes.

O decreto golpista pretendia criar uma junta de 17 membros. Destes, 8 seriam do militares do Ministério da Defesa. Militares, Ministro e burocracia da pasta eram majoritariamente militares. Acho que isso já mostra quem seriam os mentores do tal golpe e o envolvimento dos fardados!

É preciso ter a clareza de que existiam dois “golpes”, aquele amalucado do ex-presidente Bolsonaro com minuta, malucos no 8 de janeiro e caos e outro que ocorreu em paralelo a tudo que ocorria.

A nota do dia 11 de novembro do ano passado legitimando os acampamentos golpistas assinada pelas três forças, o apoio logístico, material e intelectual para os acampamentos, a cobertura, omissão e proteção dos criminosos do 8 de janeiro, a sabotagem na segurança do Palácio do Planalto e a tentativa de nomeação do tenente-coronel Mauro Cid para liderar tropas, era tudo vindo da cúpula das forças armadas.

E se de fato havia um plano, envolvendo uma minuta e a nomeação de uma junta com 8 militares para controlar o TSE, esse plano só foi desenhado e, por pouco, não levado a cabo, porque certamente havia o entendimento de que seria endossado pelos militares.

Veja também: Foram eles

Não se golpeia um país como o Brasil sem apoio estrangeiro, forças armadas, apoio unânime da imprensa e capital financeiro. Mas você pode emparedar um presidente que já possuí um histórico de leniência, silêncio indecoroso e omissão com os militares, usando um golpe que deu errado como espantalho.

Basta ver o histórico do ex-presidente Lula foi ele em seus dois mandatos o responsável direto pela devolução dos militares ao cenário político com o uso exacerbado de operações de Garantia da Lei e da Ordem, a pouca ou nenhuma punição aos militares que falavam demais do alto de sua patentes. Foi Lula, que decidiu nomear pra o Gabinete de Segurança Institucional o general Gonçalves Dias, punido no govenro Dilma Rousseff por confraternizar com policiais militares amotinados e que se negou a limpar o GSI da escumalha golpista herdada da gestão do General Heleno.

Veja também: Baixas patentes afirmam: “quem tumultuou foram os generais”

O resultado de todas as ações e omissões envolvendo os militares veio nesta quinta-feira (4), onde mesmo após recomendações de servidores da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e especialistas do setor da área de inteligência, o presidente Lula optou por manter a gestão do GSI nas mãos de um general, no caso, o general Marcos Antônio Amaro dos Santos que cuidou da segurança da Dilma por cinco anos. Foi sob sua guarda que a ex-presidente foi grampeada pelos EUA e foi vitima de um golpe.

Também foi sob a sua gestão que um hotel onde a então presidente discursaria foi invadido por um manifestante antipetista.

Leia também: O governo está enxugando gelo

E por qual motivo Lula nomearia um militar tão “eficiente”? Não há maior demonstração de subserviência do que esta.

Eu já expliquei aqui: embora aqueles que participaram da horda de celerados que destruíram as sedes dos três poderes em Brasília acreditassem que conseguiriam derrubar um govenro inteiro defecando em moveis e promovendo vandalismo, as pessoas na vida real sabem que isso não era possível.

O plano maior está diante dos nossos olhos, deixar todo presidente de plantão sob julgo das forças armadas, com a nossa democracia asfixiada com mãos cor verde-oliva.

Basta ver a nomeação de José Múcio no Ministério da Defesa, a nomeação de um outro general para o GSI, a falta de qualquer menção objetiva sobre a mudança na formação dos militares. O golpe já aconteceu e não precisou que um fuzil sequer precisasse sair do quartel.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edu

04/05/2023 - 23h10

O golpe foi pela metade mas o terrorismo foi inteiro.
Temos de lembrar, sempre, que esses seres podres, assassinos de gola Polo, tentaram explodir um caminha lotado de combustível e centenas de pessoas morreriam.
O antipetista é um CÂNCER


Leia mais

Recentes

Recentes