Menu

EUA quer desembolsar US$500 milhões em “ajuda militar” para Taiwan

Reuters – O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja enviar 500 milhões de dólares em ajuda armamentista a Taiwan, usando a mesma autoridade de emergência que foi usada mais de 35 vezes para a Ucrânia, disse uma fonte familiarizada com o plano nesta sexta-feira (5). Como parte do orçamento de 2023, o Congresso […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ronen Tivony/SOPA Images/Shutterstock

Reuters – O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja enviar 500 milhões de dólares em ajuda armamentista a Taiwan, usando a mesma autoridade de emergência que foi usada mais de 35 vezes para a Ucrânia, disse uma fonte familiarizada com o plano nesta sexta-feira (5).

Como parte do orçamento de 2023, o Congresso autorizou o repasse de até 1 bilhão de dólares em ajuda de armas para Taiwan usando a Autoridade de Saque Presidencial (PDA, na sigla em inglês), um tipo de autoridade que agiliza a assistência de segurança e ajudou a enviar armas para a Ucrânia.

O saque, que autoriza o presidente a transferir artigos e serviços dos estoques dos EUA sem a aprovação do Congresso durante uma emergência, seria a primeira dessa autorização de 1 bilhão de dólares. 

A China considera Taiwan como seu próprio território. No mês passado, a China organizou exercícios militares em torno de Taiwan depois que a autoridade da ilha, Tsai Ing-wen, se encontrou com o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy, em Los Angeles.

Em fevereiro, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, testemunhou perante o Comitê de Serviços Armados do Senado que pretendia fazer uso da Autoridade de Saque Presidencial, disse um porta-voz do Pentágono na sexta-feira. O porta-voz se recusou a comentar se os EUA estão avançando com o pacote de ajuda de 500 milhões de dólares

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

06/05/2023 - 15h14

Todos os povos democráticos ameaçados ou agredidos por ditaduras devem ser apoiados e protegidos!

Boa sorte a Taiwan! Que a China não consiga repetir em Taiwan o que, junto à Rússia, vem perpetrando contra a democracia na Ucrânia.


Leia mais

Recentes

Recentes