Menu

Eletrobras contesta ação do governo contra pontos da privatização da companhia

Em um comunicado divulgado neste segunda-feira (8), a Eletrobras afirmou que a ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) contra pontos de privatização da empresa desacorda às condições legais e econômicas que fundamentaram o processo de desestatização da companhia. Na última sexta (5), a AGU acionou o STF para barrar a privatização da Eletrobras. Assinada […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: REUTERS/Pilar Olivares

Em um comunicado divulgado neste segunda-feira (8), a Eletrobras afirmou que a ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) contra pontos de privatização da empresa desacorda às condições legais e econômicas que fundamentaram o processo de desestatização da companhia. Na última sexta (5), a AGU acionou o STF para barrar a privatização da Eletrobras.

Assinada por Lula, a ação movida pela AGU assegura que a lei que autorizou a privatização da Eletrobras reduziu ilegalmente a proporção de votos a que o governo teria direito. No comunicado, a empresa alegou que, se o STF aceitar a ação, a União pode recuperar a “a preponderância nas deliberações da assembleia geral [da instituição]”.

“O que contraria as premissas legais e econômicas que embasaram as decisões de investimento do mercado – inclusive os milhares de trabalhadores titulares de contas do FGTS -, a partir de modelagem desenvolvida pela própria União”, diz a Eletrobras.

A proposta de privatização foi feita durante o governo de Jair Bolsonaro e autorizada pelo Congresso em 2021. Em junho de 2022, a proposta foi finalizada na Bolsa de Valores.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes