Menu

“O espinho que Otan cravou no Leste da Ásia afetará todos os países asiáticos”, alerta jornal

Sputnik – A abertura de um escritório de ligação da Otan em Tóquio prejudicará todos os países da região, inclusive o Japão, mas a expansão da organização um dia chegará ao fim, de acordo com um editorial do jornal chinês Global Times. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pretende abrir um escritório de ligação […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS/Yves Herman

Sputnik – A abertura de um escritório de ligação da Otan em Tóquio prejudicará todos os países da região, inclusive o Japão, mas a expansão da organização um dia chegará ao fim, de acordo com um editorial do jornal chinês Global Times.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pretende abrir um escritório de ligação em Tóquio em 2024, refletindo em documentos conjuntos o fortalecimento da cooperação de segurança com o Japão em novas áreas: o ciberespaço, o espaço e o combate à desinformação, informou há pouco o jornal Nikkei.

 De acordo com o Global Times, “esse será o primeiro escritório de ligação da Otan na Ásia – um espinho venenoso cravado na Ásia. Quando o veneno desse espinho for emitido, ele certamente vai aumentar a insegurança dos países da região e causar divisões”, diz o artigo.

Os autores destacam que a criação desse escritório não é mais um passo simbólico, mas um passo significativo da Otan para criar o chamado sistema de segurança em torno da China, argumentando que o alvo de sua defesa é a China.

“Não se deve subestimar o perigo de um escritório de ligação. A longo prazo, a entrada da Otan é a introdução desse paradigma hostil na Ásia”, escrevem.

Se o modelo da Otan for implementado na Ásia, prejudicará os esforços dos países da região para estabelecer uma ordem de segurança comum, diz a publicação.

 “O espinho que a Otan cravou no Leste da Ásia afetará todos os países asiáticos, inclusive o Japão. Mas, tal como um espinho sempre pode ser removido, a expansão da Otan chegará um dia ao fim”, conclui o artigo.

 Anteriormente, comentando os relatos sobre um escritório de ligação da Otan em Tóquio, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que o avanço da Otan para a Ásia-Pacífico vai prejudicar a paz e a estabilidade regionais. Ela sublinhou que os países da região devem prestar especial atenção ao confronto de blocos resultante de tais ações.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

09/05/2023 - 23h12

Se Joe Bidem é uma água viva, eu agora adoro água viva.
▪Joe Badem é sério, comprometido, sereno..

Já pensou se com essa guerra o presidente dos Estados Unidos fosse o pervertido amiguinho de Vladimir Putin, o Ronald Tramp?

E é certo que o gigantesco e clandestino gabinete de propagandas de Putin nas redes sociais continuam lá o seu trabalho de influir na opinião pública norte-americana a favor de Tramp para tentar outra eleição, como aconteceu na primeira e foi tentado na reeleição.

Dudu

09/05/2023 - 17h10

Os Americanos elegeram uma água viva na Presidência e Putin não pensou duas vezes.

EdsonLuíz.

09/05/2023 - 15h33

A OTAN não cravou nenhum “espinho” na Ásia. A razão de existir da OTAN é fazer a proteção dos países e povos democráticos contra as ameaças das ditaduras e é por isso que a OTAN é encontrada nestes países.

Até hoje não havia sido necessária a presença da OTAN na Ásia, mas o massacre que os ditadores da região estão fazendo na Ucrânia para impedir o desejo dos ucranianos de se afastarem das ditaduras e se ligarem à cultura democrática e progressista e europeia e também as repetidas ameaças e escaramuças da China contra taiwan colocou em pânico todos os ameaçados por essas duas ditaduras e os países democráticos estão precisando se precaverem dessas ameaças da China e da Rússia.

Se a Ucrânia estivesse sob o abrigo da OTAN o mundo não estaria assistindo as atrocidades perpetradas ali pelas ditaduras para imporem sua vontade ao povo ucraniano ou matá-los e aniquilar a parte que não puderem submeter. Se a Ucrânia já estivesse na OTAN ela e o mundo estariam em paz e agora não estaria acontecendo as atrocidades a que estamos assistindo.

Nem o Japão, nem a Finlândia, nem a Suécia nem nenhuma outra democracia pode ficar esperando sentada para ser dizimada como está acontecendo na Ucrãnia! Todos têm que se preparar para se defender. A Ucrânia só conseguiu não ser TODA tomada quando a Rússia começou mais esta invasão porque foi inspirada pelo seu presidente judeu corajoso que é o Zelenski, que quando os Estados Unidos ofereceram um avião para tirá-lo da Ucrânia no início da agressão da Rússia ele disse para os Estados Unidos que não precisava de uma carona e sim precisava de armas.

A partir dali e usando quase que só paus e pedras os Ucrânianos conseguiram afastar os 68 quilômetros de tanques de guerra, bombas, soldados, caminhões e artilharia da Rússia para os lados e os ucranianos continuam resistindo à agressão.

Mas ditadores e seus apoiadores são sórdidos. Tenha cuidado com suas falas e propagandas e mentiras. A China vai ficar dizendo que ela é a ameaçada, quando é ela que ameaça.

Para essa gente doente que apoia ditadores, a Rússia pode ter um universo bélico até com arma nuclear; mas acham que a Ucrânia tinha que ficar desarmada. Esta “bobeira” ninguém mais vai ter a ingenuidade de cometer porque agora já sabe que nada pode parar Putin e Xi Jiping se não a dissuasão pelas armas.

■Para alguém ter uma ideia:: nos tais acordos com a Rússia, os Estados Unidos convenceu a Ucrânia a entregar para a Rússia todas as bombas atômicas que detinha, para serem desativadas.

Olha no que deu o Bill Clinton ter confiado na ditadura da Rússia e convencido a Ucrânia a entregar suas bombas!! Em ditaduras não se pode confiar.

▪Aliás, ninguém pode confiar quando policiais se misturam com política ou quando políticos viram policiais!!

A Ucrânia tinha essas ogivas por antes ter estado anexada à sórdida ditadura da União Soviética (mas toda ditadura é sórdida e policialesca. Ditaduras têm até policial-gramático, como vocês sabem).

A Ucrânia entregou as suas bombas atômicas à Rússia e o acordo para ela entregar era que a Ucrânia não sofreria agressão. Foi a Rússia e não a Ucrânia quem não cumpriu o acordo.

Se a Ucrânia estivesse com suas bombas atômicas hoje, ela e o mundo não estariam sofrendo a chantagem da bomba que a Rússia, com apoio mais direto de Xi Jiping e apoio não tão velado do PT e de Lula, faz contra a Ucrânia e contra o mundo.

A OTAN tem que estar em todo o mundo democrático para fazer proteção das liberdades e do progressismo. E a OTAN tem que permanecer como instituição defensiva de dissuasão, sem iniciar agressões, mas não pode ficar de longe esperando uma agrressão que todos sabem que vai acontecer e esquecer as ameaças que a China está fazendo todos os dias –e fazendo ameaças com escaramuças e não só ameaças retóricas– contra seus vizinhos.

Quem está fingindo que não vê a escalada de ameaças da China, inclusive quando a China, para confundir, acusa os Estados Unidos de fazer as ameaças que é ela quem faz???


Leia mais

Recentes

Recentes