Menu

Primeiro-ministro holandês vai se encontrar com Lula para falar sobre a guerra da Ucrânia

Reuters – O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que vai expor a necessidade de defender a Ucrânia na guerra com a Rússia na terça-feira quando se reunir com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que tem criticado o envio de armamentos aos ucranianos. “Precisamos ajudar a Ucrânia nesta luta”, disse Rutte a jornalistas nesta […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução

Reuters – O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que vai expor a necessidade de defender a Ucrânia na guerra com a Rússia na terça-feira quando se reunir com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que tem criticado o envio de armamentos aos ucranianos.

“Precisamos ajudar a Ucrânia nesta luta”, disse Rutte a jornalistas nesta segunda-feira, no primeiro dia de sua visita ao Brasil.

Rutte disse que explicará a Lula porque a questão de apoiar a Ucrânia é “existencial” para a Holanda, para a Europa e além, uma vez que a invasão russa colocou em risco os valores ocidentais.

“Se Putin for bem-sucedido na Ucrânia, e eu não acho que ele vai ser, não vai acabar aí. As pessoas estão preocupadas com a própria segurança, em Amsterdã, Berlim, Paris e na Europa”, disse Rutte.

Lula, que tem tentado encorajar os países não envolvidos no conflito a formar um grupo para pressionar pelas negociações de paz, disse que o fornecimento de armas para a Ucrânia estava encorajando a guerra. O governo dos EUA o acusou de “papagaiar” a propaganda russa e chinesa.

O governo holandês está avaliando, com seus parceiros europeus, a doação de caças F-16 para a Ucrânia.

“Estamos discutindo intensamente com a Dinamarca, o Reino Unido, algumas outras partes na Europa e também os EUA sobre os F-16”, disse Rutte em São Paulo.

Mas primeiro é necessário um acordo entre todos os parceiros, como fizeram no passado antes de fornecer os obuseiros Panzer e os tanques Leopard para a Ucrânia, disse o líder holandês.

“O debate está em andamento.”

Rutte está em uma visita de três dias acompanhado de uma delegação empresarial para conversas com foco em comércio e cooperação para agricultura sustentável e transição energética, especialmente para o hidrogênio.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes