Menu

Ações contra corrupção diminuíram em 90% com interferências de Bolsonaro na PF

País registrou retrocessos no combate à corrupção Segundo informações apuradas pelo UOL, a Polícia Federal registrou uma queda de 90% em prisões de operações que combatem a corrupção no Governo Jair Bolsonaro, de 2019 a 2022. As informações foram dadas para a organização não governamental Transparência Internacional – Brasil. Segundo os dados, no ano de […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: José Cruz / Agência Brasil

País registrou retrocessos no combate à corrupção

Segundo informações apuradas pelo UOL, a Polícia Federal registrou uma queda de 90% em prisões de operações que combatem a corrupção no Governo Jair Bolsonaro, de 2019 a 2022.

As informações foram dadas para a organização não governamental Transparência Internacional – Brasil.

Segundo os dados, no ano de 2019 foram realizadas 421 prisões no combate a corrupção, no entanto, no ano de 2022, último ano do governo, foram feitas apenas 42 prisões. E a queda nesse número foi registrada ano após ano.

Para a ONG Transparência Internacional, o motivo se deve ao fato de Bolsonaro ter interferido sistematicamente em órgãos de investigação e persecução criminal. Vale ressaltar, que durante seu governo, Jair realizou quatro trocas de comando na Polícia Federal.

Somando, foram realizadas 947 prisões de combate a corrupção. Em 2020, 340 e em 2021, 144.

O número de operações e inquéritos em aberto, também são uma marca do mandato de Jair Bolsonaro, segundo dados da PF, no ano de 2022 foram realizadas 142 operações, o menor número registrado pelo governo.

“Se diminuem as investigações de corrupção, aumenta a sensação de impunidade. Isso encoraja empresas e agentes públicos a fraudarem licitações, a desviarem recursos e a se apropriarem de bens públicos.” afirma o Gerente de Pesquisa da Transparência Internacional, Guilherme France

O curioso é que a Polícia Federal abriu 5.423 inquéritos que estão em aberto e sem resolução.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

cida

11/05/2023 - 19h06

querida tem certeza que você sabe lê e entender o que está escrito. Faz o favor volta para escola urgentemente .
.

Edu

11/05/2023 - 12h08

As hemorroidas VERMELHAS das cadelinhas da CARLUXA MANJA ROLEX….
hahahahahaha

Alexandre Neres

11/05/2023 - 11h41

Aí para Homer Simpson a corrupção diminuiu no País. Simples assim.

Basta sair dos holofotes para seu miolo mole não conseguir processar mais nada.

Corrupto é quem o juiz ladrão e parcial atesta com sua voz esganiçada para atingir os fins político-eleitorais que intenta.

As joias das Arábias representam apenas mais uma das estórias das 1001 noites.

O cuecão borrado só pode estar de pianca mole!

EdsonLuíz.

11/05/2023 - 09h57

A única coisa que fez um combate à corrupção de verdade no Brasil alguma vez foi a Operação Lava Jato. Nem antes, nem depois da Lava Jato houve um combate até o fim, até prender os que lideravam a corrupção.

Mas olha tudo o que aconteceu de mal com a Lava Jato!
▪No poder Legislativo, fortemente atingido, juntaram-se deputados, senadores, partidos políticos e tantos para desmontar as estruturas de combate à corrupção;

▪Outros vários atingidos, Lula e PT à frente, pegaram e ainda pegam este emblema de corrupção que é a Lava Jato e o enlameiam todos os dias, retirando os gigantescos méritos da Operação de combate à corrupção e ressaltando os errinhos burocráticos de ritos cometidos na Lava Jato pelo menorzinho dos 9(nove) juízes que condenaram Lula, o ex-juiz Sérgio Moro, e escondendo que depois do votinho solitário de Sérgio Moro para condenar Lula o mesmo processo foi julgado nas duas instâncias revisoras e de julgamento coletivo e nelas a condenação de Lula foi confirmada por 3×0 na Turma Julgadora de Revisão do TRF-4, e por 5X0, na Turma Julgadora de Revisão do STJ.

Essas Turmas de Revisão de Julgamento só julgam provas. Pelo julgamento das provas Lula foi condenado por 1X0; 3X0 e 5X0.

=>E sobre os errinhos burocráticos cometidos no processo de Lula?
Foi nesses errinhos do ritual cometidos no processo que Lula se agarrou para ficar impune, entrando com quase 500 recursos contra os errinhos de rito cometidos por um dos juízes, o menor deles e não usando nem unzinho dos quase 500 recursos que fez para questionar as provas contra ele.
=>As provas contra Lula eram tão robustas que Lula, mesmo entrando com quase 500 recursos ao processo, não teve coragem de usar nem um recursinho desses quase 500 contra as provas.

▪E por fim, para completar o esvaziamento da Lava Jato, Sergio Moro abandonou o cargo de juiz e foi ele também ser político, e para ser político ele escolheu se ligar…

…aos setores mais sérios da nossa política e menos envolvidos com corrupção:: foi isso que você pensou, não foi?
=>Não! O ex-juiz Sérgio Moro, depois do maravilhoso combate que travou contra a corrupção, recuperando Bilhões em recursos públicos, deixou de ser juiz e foi virar político e para isso, em vez de se ligar a setores menos corruptos da nossa política ele foi se ligar a… Jair Bolsonaro e suas Rachadinhas, Caixas de Dinheiro Vivo para comprar dezenas de apartamentos, Jóias da Arábias…

O Presidente da Republica que colocaram no lugar do corrupto Lula foi também corrupto Jair Bolsonaro. Depois, tiraram o corrupto Bolsonaro da presidência mas voltaram com o corrupto Lula.
▪E olha que a dusputa desde o 1° turno das eleições para presidente foi…

…Jair Bolsonaro x Lula.
=>Ou seja:: CorrupçãoXCorrupção.

●Se você continuar alimentando essas curriolas politicas corruptas, o que vai aumentar no Brasil é a corrupção e não o seu combate!
=>Você pode tapar os olhos, a.olecer a voz e dizer bem assim::
▪”Não fala isso, Jair Bolsonaro não é corrupto não, corrupto é só Lula!”.
▪Quer se enganar, se engana, mas os fatos estão esfregados na sua cara e você não vê porque não quer!

Edson Luiz Pianca.

Natalia

11/05/2023 - 09h04

Sem a quadrilha vermelha em Brasilia a corrupçào diminui drasticamente, simples assim.


Leia mais

Recentes

Recentes