Menu

Zelensky convida Lula para ir a Ucrânia

Sputnik – Na quarta-feira (10), o assessor especial da presidência para assuntos estrangeiros, Celso Amorim, visitou Kiev onde encontrou com o presidente Vladimir Zelensky e membros do governo ucraniano, conforme noticiado. Hoje (11), Zelensky escreveu uma nota em seu Twitter comentando brevemente a reunião com o ex-chanceler e o desejo de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Reprodução

Sputnik – Na quarta-feira (10), o assessor especial da presidência para assuntos estrangeiros, Celso Amorim, visitou Kiev onde encontrou com o presidente Vladimir Zelensky e membros do governo ucraniano, conforme noticiado.

Hoje (11), Zelensky escreveu uma nota em seu Twitter comentando brevemente a reunião com o ex-chanceler e o desejo de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina, além de convidar Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao país do Leste Europeu.

“Encontrei-me com o Assessor Especial de Política Externa do Presidente da República, Celso Amorim. Enfatizei que o único plano capaz de impedir a agressão russa na Ucrânia é a fórmula da paz ucraniana. Discutimos a possibilidade de realizar a Cúpula Ucrânia-América Latina. Espero continuar o diálogo com o Presidente Lula e dar-lhe as boas-vindas à Ucrânia”, postou Zelensky no Twitter.

Durante o encontro ontem (10), Amorim enviou uma carta escrita por Lula a Zelensky, na qual o presidente mais uma vez deixou claro que o Brasil está à disposição para buscar um caminho a fim de “frear o conflito armado que ameaça à segurança internacional”, segundo a coluna de Jamil Chade no UOL.

Durante a reunião, uma apresentação foi feita à delegação brasileira e os ucranianos ainda citaram a necessidade de Kiev por munições e armamentos, entretanto não fizeram um pedido específico ao Brasil, diz o jornalista.

Amorim também informou a Kiev que o governo brasileiro estava dando sinal verde para o nome proposto pelos ucranianos para ser o novo embaixador da Ucrânia no Brasil. De acordo com a mídia, quem ocupará a embaixada será Andrei Melnik, o atual vice-ministro de Relações Exteriores.

Também entre os temas destacados, Kiev expressou a vontade de voltar a manter uma cooperação com o Brasil em temas como armamento e retomar a relação com a América Latina, abandonada pelos ucranianos nos últimos anos.

Durante a reunião, a Ucrânia fez uma espécie de mea culpa, admitindo que sua diplomacia abandonou a relação com os países latino-americanos, mas que há a vontade de reaquecer os laços, intenção comprovada com a mensagem escrita pelo presidente ucraniano hoje (11).

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

11/05/2023 - 16h52

Celso Amorin foi à Ucrânia, para tentar apagar um pouco da péssima imagem mundial que ele e Lula desenharam para o Brasil, com as dezenas de declarações que andaram fazendo em favor do absurdo que é essa merda dessa ditadura sanguinária da Rússia invadir um país duas vezes em poucos anos e em cada uma invasão matar dezenas de pessoas e roubar um monte de terras, e Zelenski, o presidente da Ucrãnia, perguntou pro Celso Amorin se o Brasil entregaria a amazônia para a Rússia para ela fazer a “paz”, já que Lula e Celso Amorin ficam falando que é para a Ucrânia dar as partes que estão ocupadas para o amiguinho deles e negociar (Negociar aí deve ser sentar com a Rússia e dizer assim: “Por favor, não jogue mais mísseis e bombas de fósforo branco na gente não, que a gente não pede para julgar vocês no Tribunal Penal Internacional por seus crimes até agora).

Tá arriscado o corajoso* Volodimir Zelenski dizer isso pro Lula Também!

*Assim que a Rússia invadiu a pobre Ucrânia toda com uma coluna de 68 quilômetros de armamentos e soldados, o Joe Biden telefonou e perguntou se ele queria que enviassrm um avião para retirá-lo.
▪A resposta de Zelenski para os Estados Unidos:: “Eu não preciso de uma carona; eu preciso é de armas!


Leia mais

Recentes

Recentes