Menu

Vacinação contra gripe é ampliada para todos com mais de 6 meses

AGÊNCIA BRASIL – O Ministério da Saúde ampliou, nesta sexta-feira(12), a vacinação contra a gripe (Influenza) para toda a população com mais de seis meses de vida. Segundo a pasta, o objetivo é expandir a cobertura contra a doença antes da chegada do inverno. Até esta semana, apenas 30% do grupo prioritário foi vacinado – […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Brasil/Reprodução

AGÊNCIA BRASIL – O Ministério da Saúde ampliou, nesta sexta-feira(12), a vacinação contra a gripe (Influenza) para toda a população com mais de seis meses de vida. Segundo a pasta, o objetivo é expandir a cobertura contra a doença antes da chegada do inverno. Até esta semana, apenas 30% do grupo prioritário foi vacinado – cerca de 21 milhões de pessoas. 

Até o momento, apenas o chamado grupo prioritário poderia tomar a vacina – idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses e 6 anos, indígenas, imunossuprimidos, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais da saúde e educação, entre outros. 

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, a decisão ocorreu após pedidos de estados e municípios. 

“A orientação atende o pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, ressaltou a pasta. 

O Ministério também destacou a importância e a segurança da vacina, que reduz a carga viral da doença e evita seu agravamento, principalmente nos casos de idosos e pessoas com comorbidades. Ela é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, não sendo capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Até o fim de abril deste ano, cerca de 253 mortes por gripe foram confirmadas no Brasil. 

“As vacinas influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15% a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas”, informou, em comunicado, o Ministério da Saúde.

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes