Menu

Homens armados atacam base do Ibama em Terra Indígena Yanomami, em Roraima

AGÊNCIA BRASIL – A base do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), instalada no rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi alvo de um atentado na madrugada desta segunda-feira(15). Segundo a instituição, criminosos armados tentaram romper o cabo de aço que liga a base e houve troca de tiros. O órgão solicitou apoio […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ibama/Divulgação

AGÊNCIA BRASIL – A base do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), instalada no rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi alvo de um atentado na madrugada desta segunda-feira(15). Segundo a instituição, criminosos armados tentaram romper o cabo de aço que liga a base e houve troca de tiros. O órgão solicitou apoio às Forças Armadas.

Segundo o Ibama, este é o quinto ataque desde que o Governo Federal iniciou o processo de retomada e expulsão de garimpeiros ilegais no território Yanomami. A base foi colocada nas margens do rio Uraricoera no dia 20 de fevereiro para impedir a chegada de barcos de garimpo na Terra Indígena.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (16), o órgão informou que homens em quatro barcos e armados trocaram tiros com agentes da Força Nacional. Três horas após o ataque, os criminosos passaram novamente, em alta velocidade, pelo local. 

“Em meio a chuva torrencial, criminosos armados avançaram em quatro barcos e cortaram o cabo de aço estendido entre as margens do rio, que impedia a passagem em direção aos garimpos. Houve troca de tiros com agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que faziam a segurança na aldeia Palimiú, onde a base federal está instalada. Nenhum policial ficou ferido”, detalhou a nota divulgada pelo Ibama. 

A suspeita dos agentes é que os criminosos façam parte do mesmo grupo que atacou indígenas da comunidade Uxiu em 30 de abril. Na ocasião, um Yanomami morreu após ser baleado na cabeça e outros dois foram atingidos por disparos. 

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes