Menu

Pesquis CNT mostra Lula forte no Sudeste, no Sul e na classe média

A pesquisa CNT/MDA divulgada hoje traz excelentes números para o governo federal. Mesmo em regiões e classes sociais onde enfrentou mais dificuldades durante o processo eleitoral, como no Sul e Sudeste, e entre eleitores de classe média, o governo Lula tem um bom desempenho. Segundo a CNT, o governo Lula tem 43% de ótimo/bom no […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A pesquisa CNT/MDA divulgada hoje traz excelentes números para o governo federal.

Mesmo em regiões e classes sociais onde enfrentou mais dificuldades durante o processo eleitoral, como no Sul e Sudeste, e entre eleitores de classe média, o governo Lula tem um bom desempenho.

Segundo a CNT, o governo Lula tem 43% de ótimo/bom no Sul do país, contra 25% de ruim e péssimo.

No Sudeste, onde residem 43% dos eleitores brasileiros, o governo tem 38% de ótimo/bom, contra 29% de ruim/péssimo.

Entre eleitores com ensino superior, o governo tem 40,4% de ótimo/bom, contra 30% de ruim/péssimo.

A classe média também está se deixando seduzir pelo novo governo. Segundo a CNT, 38% dos eleitores com renda familiar de 5 salários dão nota positiva ao governo Lula, contra os mesmos 38% que o qualificam como ruim e péssimo.

No geral, a aprovação positiva (bom/ótimo) do governo está em 43%, contra 25% de negativo.

Segundo a CNT, o desempenho pessoal do presidente é excelente: 57% disseram aprová-lo, contra 35% que responderam o oposto.

Lula conquista, portanto, no quinto mês de governo, a avaliação máxima de Bolsonaro, registrada no início do governo, em fevereiro de 2019. Na pesquisa seguinte, porém, em agosto de 2019, a aprovação pessoal de Bolsonaro despencaria para 41% e sua rejeição explodiria para 54%.

Na comparação com outros governos, em período semelhante, o governo Lula está melhor (43% de ótimo/bom) que o de Bolsonaro (39%), Michel Temer (11%), segundo mandato de Dilma (11%), e em situação parecida ao primeiro mandato do petista (45%).

A CNT também perguntou sobre a confiança nas instituições. Igrejas católicas e evangélicas, bombeiros, são as mais prestigiadas.

Forças Armadas, governo federal e justiça estão num patamar parecido.

Imprensa, congresso nacional e partido tem avaliação bastante negativa.

A pesquisa traz ainda algumas advertências importantes para o governo Lula, embora seja preciso muito cuidado com provável manipulação de alguns temas. Por exemplo, a CNT diz que 76% discorda das invasões recentes feitas pelo MST.  É um dado perigoso porque a própria pergunta já implica numa resposta negativa. Poucas pessoas terão coragem de “concordar”, diante de um pesquisador, com um ato que é considerado subversivo pelo status quo. Se a questão fosse abordada de outra maneira, a resposta seguramente seria completamente diferente. Por exemplo, e se a pergunta fosse: você aprova a existência, no Brasil, de gigantescos pedaços de terra, do tamanho de países, completamente inutilizados, e ainda mantidos por empresários com dívidas milionárias na justiça? A resposta provavelmente seria bem diferente.

A pergunta sobre as joias da Arábia Saudita doadas ao casal Bolsonaro, apreendidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, mostra que esse episódio produziu uma devastação na imagem do presidente e da primeira dama. 72% dos entrevistados disseram que tomaram conhecimento, e 67% consideram que o ex-presidente deveria ser responsabilidade criminalmente por isso.

Outros números ruins para a oposição e bons para o governo: a pesquisa perguntou aos entrevistados sobre a regulamentação da comunicação na internet. Uma maioria de 49% respondeu que esse controle é, sim, democrático, ao passo que 38% que não. Outros 51% apoiam a regulação da internet.

E as pessoas sabem do que estão falando, porque 63% responderam que acompanham o debate no congresso.

A CNT perguntou ainda a opinião das pessoas sobre a posição do governo Lula na guerra da Ucrânia. Uma maioria de 37% considera que Lula tem se posicionado de forma neutra. Outors 19,5% acreditam que Lula tem sido mais em favor de Rússia e China, e 11%, em favor da Ucrânia, EUA e Europa.

Um outro destaque que gostaria de fazer é sobre o tempo que o eleitor está disposto a conceder ao governo para que sua vida melhore. O maior grupo é de 27,5%, que dá dois anos para o governo Lula. O segundo grupo, de 24,% lhe dá 1 ano. Um grupo expressivo de 11,6% lhe dá 4 anos e 17% responderam que sua vida já mudou para melhor.

Coerente com os dados anteriores, o maior grupo de entrevistados acredita que a economia deve melhorar em 2024.

  

Em relação às áreas em que a população espera que o governo Lula terá a melhor e pior performances, o combate a pobreza e  a educação estão no primeiro grupo, e combate à corrupção e segurança no segundo.

Íntegra do relatório da CNT.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes