Menu

O golpe sujo da TV Câmara nos canais de youtube

Diversos canais jornalísticos do Youtube retransmitem, há anos, conteúdos da TV Câmara. É uma parceira saudável para ambos os lados, porque ajuda a disseminar para um grande público os debates realizados pelos parlamentares. A TV Câmara é integralmente financiada com recursos estatais, e o sinal portanto é público. Os canais fazem a retransmissão e, às […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Diversos canais jornalísticos do Youtube retransmitem, há anos, conteúdos da TV Câmara. É uma parceira saudável para ambos os lados, porque ajuda a disseminar para um grande público os debates realizados pelos parlamentares.

A TV Câmara é integralmente financiada com recursos estatais, e o sinal portanto é público. Os canais fazem a retransmissão e, às vezes, seus âncoras entram no vídeo para fazer comentários e observações sobre o que está acontecendo.

A parceria é benéfica para canais de todos os espectros ideológicos, da direita à esquerda, e vinha transcorrendo sem percalços há anos, quiçá desde o nascimento da TV Câmara.

No entanto, hoje, quarta-feira, 17 de maio de 2023, os canais que estavam retransmitindo a audiência na Câmara dos Deputados com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, receberam um “strike”, ou seja, uma advertência punitiva do Youtube A PEDIDO do “proprietário” do conteúdo, ou seja, a própria TV Câmara.

Canais importantíssimos para o jornalismo brasileiro, em especial para o campo progressista, como TV Forum e Brasil 247 foram prejudicados. Com três “strikes”, o canal pode ser sair do ar.

O prejuízo foi grande, e ainda não se sabe o tamanho, porque os algoritmos do youtube são extremamente sensíveis e severos a esse tipo de advertência, ou seja, eles reduzem o alcance dos vídeos.

A esta altura, o problema foi resolvido, mas esperamos que problema similar não volte a acontecer, porque prejudica severamente o debate democrático no país.

Todos querem acompanhar os debates no parlamento, e a garantia mais sólida e confiável de uma democracia é o monitoramento da sociedade civil. Quanto mais gente acompanhar o que fazem os deputados e senadores, melhor! Por isso, os sinais emitidos por órgãos estatais precisam permanecer públicos e liberados para o livre uso de canais e portais.

Lamentamos que o secretário de comunicação da Câmara dos Deputados, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), não tenha ficado atento a isso e, aparentemente, tenha se deixado levar por argumentos cínicos de técnicos possivelmente interessados politicamente em prejudicar a repercussão da audiência de Fernando Haddad.

O canal do Cafezinho no youtube não estava retransmitindo, mas nos sentimentos igualmente feridos em nosso direitos, porque poderíamos estar. E amigos nossos, como a TV 247 e a TV Forum, estavam.

A Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD), à qual o Cafezinho é filiado, juntamente com os canais diretamente prejudicados, emitiu uma dura nota de protesto contra essa violência.

Queremos manter a parceria com a TV Câmara, reproduzindo trechos ou mesmo íntegras de audiências e debates na Câmara dos Deputados, assim como fazemos com todos os órgãos estatais que produzem conteúdo. É bom para o jornalismo, para a democracia e para o Brasil.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes