Menu

Conheça os membros da CPI do MST

Comissão de inquérito dominada pela oposição do governo tem Ricardo Salles na relatoria e Kim Kataguiri na Vice-Presidência Instalada nesta quarta-feira (17), a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a conduta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e seus supostos financiadores terá em sua ampla maioria parlamentares da oposição. Os cargos relativos à […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
RIcardo Salles (PL-SP), Gleisi Hoffman (PT-PR) e KIm Kataguiri (União-SP) - Foto: Montagem

Comissão de inquérito dominada pela oposição do governo tem Ricardo Salles na relatoria e Kim Kataguiri na Vice-Presidência

Instalada nesta quarta-feira (17), a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a conduta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e seus supostos financiadores terá em sua ampla maioria parlamentares da oposição.

Os cargos relativos à condução da CPI se dividem entre Republicanos, PP, União Brasil e PL. O tenente-coronel Luciano Zucco (Republicanos-RS) será o Presidente da comissão, enquanto Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do meio ambiente do governo Bolsonaro, será o relator.

A vice-presidência também conta com figuras famosas associadas ao última governo, como Kim Kataguiri (União-SP), parlamentar expoente do MBL, que vai ocupar a cadeira de 1º Vice-presidente. Segundo e terceiro vice serão, respectivamente, o Delegado Fábio Costa (PP-AL) e Evair de Mello (PP-ES).

A bancada de parlamentares que vão compor os membros da CPI será composta, por sua vez, por PL, PT, União Brasil, PP, MDB, Republicanos, PSD, as coligações Cidadania-PSDB e REDE-PSOL, PDT e Patriota.

O PT indicou para a comissão dois deputados que, já fizeram, e fazem parte das lutas do MST. Dionilso Marcon (RS), envolvido desde 1987 com o sindicato dos trabalhadores rurais, já fez parte da diretoria do MST e é agricultor assentado da Reforma Agrária. Valmir Assunção (BA) auxiliou o movimento na Bahia com trabalho de base, organizando núcleos familiares para ocupações de terras inoperantes.

Gleisi Hoffmann (PR), presidente do partido, também participará da comissão, junto de outros deputados como Padre João (MG), Nilto Tatto (SP), Paulão (AL), Camila Jara (MS) e João Daniel (SE), que declara em suas redes sociais também ser militante do MST. Todos titulares da CPI.

O PL conta com os seguintes deputados titulares: Caroline de Toni (SC), Capitão Alden (BA), Delegado Éder Mauro (PA), Domingos Sávio (MG). Enquanto isso, União Brasil e PP indicaram Coronel Assis (União-MT), Coronel Ulysses (União-AC), Rafael Simões (União-MG), Ana Paula Leão (PP-MG), Evair de Melo (PP-ES) e o Delegado Fabio Costa (PP-AL).

A lista de parlamentares titulares se encerra com os seguintes participantes:

  • MDB: Hercílio Coelho Diniz (MG) e Marussa Boldrin (GO)
  • Republicanos: Messias Donato (ES) e o Presidente da Comissão, Zucco (RS)
  • PSD: Charles Fernandes (BA)
  • Cidadania-PSDB: Lucas Redecker (RS)
  • REDE-PSOL: Sâmia Bomfim (SP)
  • PDT: Max Lemos (RJ)
  • Patriota: Magda Moffato (GO)

A CPI do MST se inicia nesta quinta-feira (18) e tem previsão de duração de 120 dias.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes