Menu

Racismo contra Vini Jr: o eco no Brasil

O caso de racismo sofrido do Vinicius Junior na partida do Real Madrid e Valencia teve grande repercussão no Brasil. Figuras políticas, inclusive o presidente Lula, se solidarizaram com o jogador e cobraram ações contra atos de discriminação. Na tarde deste domingo (21), o atacante brasileiro do Real Madrid ouviu da arquibancada gritos o chamando […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Vinicius Junior/Reprodução Instagram

O caso de racismo sofrido do Vinicius Junior na partida do Real Madrid e Valencia teve grande repercussão no Brasil. Figuras políticas, inclusive o presidente Lula, se solidarizaram com o jogador e cobraram ações contra atos de discriminação.

Na tarde deste domingo (21), o atacante brasileiro do Real Madrid ouviu da arquibancada gritos o chamando de “macaco”. Essa não é a primeira vez que a injúria racial é usada pela torcida adversaria para ofender o jogador.

Entenda o episódio.

Diante o caso, diversos veículos de comunicação, jornalistas, clubes, ministros e parlamentares se posicionaram contra a discriminação sofrida por Vinicius Junior.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com o jogador. 

“Um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro jovem, negro, que joga no Real Madrid, que no jogo no estádio do Valencia sendo chamado de macaco. Ou seja, não é possível que quase no meio do século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádio de futebol na Europa”, disse Lula.

O Ministério da Igualdade Racial afirmou que vai notificar as autoridades espanholas responsáveis pela competição na manhã desta segunda-feira, (22).

“Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos p/ que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, afirmou a pasta.

A ministra Anielle Franco, responsável pelo gabinete, defendeu o jogador nas redes sociais e declarou que vai trabalhar para “superar” o racismo que os jogadores sofrem “dentro e fora dos campos e quadras”.

“Inaceitável! O peito chega aperta de tanta indignação! Até quando teremos que lidar com isso!? Chega de racismo!!!!!!!!!”, disse Anielle.

Segundo a reportagem do ge, até o fim de março, a La Liga já tinha oito reclamações na Justiça por preconceito racial contra Vinicius Junior. Em fevereiro, a delegação espanhola criou uma comissão específica para lidar com os casos relacionados ao brasileiro.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, criticou a posição indulgente das autoridades da Espanha.

“A postura das autoridades espanholas e das entidades que gerem o futebol é criminosa. Revela inegável conivência com o racismo. Deixo o meu abraço em @vinijr e a certeza de que estarei ao seu lado na luta pela responsabilização dos que o atacam, mas também dos que o se omitem”, publicou nas redes sociais.

Outros ministros do governo federal e parlamentares manifestaram apoio ao atacante nas redes sociais. Veja a lista na íntegra, publicada pelo g1.

Ana Moser, ministra do Esporte e medalhista olímpica de vôlei: “Não pode mais. Não da para aceitar. Ninguém Deve ter q passar por isso. Força @vinijr” 

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública: “Minha solidariedade ao jogador brasileiro Vinicius Júnior, mais uma vez vítima de racismo na Espanha. Isso é deplorável, inaceitável e deve ter consequências.” 

Leila do Vôlei, senadora da República: “Faço um apelo às autoridades espanholas e à FIFA para que tomem medidas enérgicas para punir os responsáveis por esse ato covarde e vergonhoso, e para coibir a repetição de tais episódios.”

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente: “Mais uma vez, o jogador @vinijr é alvo de racismo, atitude que exclui, degrada, e sobretudo, revela a desumanidade de quem o pratica. É fundamental que assumamos um firme compromisso com a construção de uma sociedade antirracista.” 

Flávio Bolsonaro, senador da República: “O Brasil inteiro está com você, @vinijr. O que aconteceu hoje é inadmissível! Toda minha solidariedade a você!” 

Gleisi Hoffmann, presidente do PT: “Já perdemos as contas de quantos ataques racistas Vini Júnior sofreu na Espanha. Todo jogo ele sofre racismo. Até boneco dele já colocaram “enforcado” em uma ponte. Hoje Vini identificou os racistas na arquibancada. Até quando vão ficar impunes? É muito absurdo! Minha solidariedade ao jogador brasileiro.” 

Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência: “Solidariedade a Vinícius Jr., mais uma vez vítima de racismo! Nojo dos torcedores brancos espanhóis e de La Liga que se cala e nada faz mais uma vez!” 

Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência: “Inaceitável o novo episódio de Racismo sofrido pelo nosso craque brasileiro Vini Jr. na @LaLiga da Espanha. Não é a primeira vez que acontece, é urgente a responsabilização dos culpados! Não há espaço para Racismo no futebol. Toda minha solidariedade pra ti, @vinijr!”

José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados: “Nossa solidariedade ao @vinijr, vítima de racismo no campeonato espanhol. Receba o nosso abraço! O racismo é uma das piores expressões humanas, daquelas que já levou a sociedade ao abismo. Precisamos todos, nos levantar e dar um basta no racismo e nos racistas, punição já!” 

Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional: “Revoltante saber que o @vinijr foi, mais uma vez, vítima de racismo no campeonato espanhol. @vinijr, você é gigante e tem todo o nosso apoio e nossa solidariedade!” 

Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos: “Inacreditável! Força ao craque @vinijr! Esperamos que alguma providência seja adotada pelas autoridades espanholas, porque se depender da @LaLiga , já deu para notar que não vai acontecer absolutamente nada…” 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Saulo

21/05/2023 - 22h32

O Brasil faz apologia diária do racismo, principalmente o ministro dos direitos humanos.

Paulo

21/05/2023 - 21h47

A leniência não é só da Liga Espanhola, é de todas as autoridades do país. Omitem-se vergonhosamente diante de atos desumanos. Que o sujeito seja racista, já é algo condenável por si; mas que exteriorize isso de forma livre e manifesta é repugnante…A Espanha e os espanhóis são uma vergonha! Um povo mestiço que se acha branco, como tantos na Europa…E mesmo que fosse, vamos respeitar as diferenças humanas!


Leia mais

Recentes

Recentes