Menu

Secretário-geral da ONU diz que apoiará o Brasil em causa ambiental; saiba mais

O presidente Lula teve um encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, neste domingo (21). O encontro, que debateu principalmente questões como preservação ambiental, aconteceu em Hiroshima, no Japão, durante a cúpula do G7. O secretário-geral declarou seu apoio à iniciativa brasileira de estabelecer um grupo de cooperação entre nações […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula ao lado de António Guterres, secretário-geral da ONU Imagem: Ricardo Stuckert

O presidente Lula teve um encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, neste domingo (21). O encontro, que debateu principalmente questões como preservação ambiental, aconteceu em Hiroshima, no Japão, durante a cúpula do G7.

O secretário-geral declarou seu apoio à iniciativa brasileira de estabelecer um grupo de cooperação entre nações que possuam vastas florestas, incluindo a Amazônia, que abrange países como a Indonésia e a República Democrática do Congo.

Durante uma conversa de 30 minutos, Lula também reiterou a necessidade de reforma do Conselho de Segurança da ONU ao afirmar que a ausência de discussões sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia dentro do órgão reflete a urgência dessa reforma. O presidente brasileiro ainda havia comentado a questão mais cedo, em discurso, para convidados e integrantes do G7.

Guterres destacou a relevância de fóruns internacionais, como o G20, que reúne as 19 principais economias do mundo e a União Europeia, ressaltando sua contribuição significativa. Vale ressaltar que o Brasil assumirá a presidência do grupo no final de 2023, o que aumentará ainda mais sua importância global.

Lula ainda expressou seu desejo de incluir o português como um dos idiomas de trabalho da organização. Atualmente, o inglês, francês, mandarim, espanhol, árabe e russo são os idiomas oficiais em uso na ONU.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes