Menu

Lula se encontrará com mais líderes mundiais em 5 meses do que Bolsonaro em 4 anos

De acordo com o Globo, ao final deste mês, quando o presidente Lula atingir o marco de 150 dias no governo, ele terá se reunido com um número maior de líderes internacionais do que o ex-presidente Jair Bolsonaro durante todo o seu mandato de quatro anos no Palácio do Planalto. Essa superação é um reflexo […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

De acordo com o Globo, ao final deste mês, quando o presidente Lula atingir o marco de 150 dias no governo, ele terá se reunido com um número maior de líderes internacionais do que o ex-presidente Jair Bolsonaro durante todo o seu mandato de quatro anos no Palácio do Planalto.

Essa superação é um reflexo dos esforços do governo atual para realinhar a política externa do Brasil aos seus padrões históricos, após um período de quatro anos de distanciamento das negociações multilaterais e de maior ênfase em questões como meio ambiente e direitos humanos que antes eram consideradas secundárias.

Até o momento, Lula teve 30 encontros com presidentes ou primeiros-ministros, incluindo oito durante a cúpula estendida do G7. Em contraste, Bolsonaro teve 31 encontros ao longo de quatro anos. Essa diferença será superada em breve, quando o sucessor de Bolsonaro receber representantes de toda a América do Sul em um retiro em Brasília no próximo dia 30.

O presidente tem mantido uma agenda intensa de viagens, visitando nove países em três continentes em apenas cinco meses, reiterando constantemente que “o Brasil está de volta”. Ele realizou reuniões com os principais parceiros comerciais do Brasil, como os Estados Unidos e a China, garantindo compromissos de doações para o Fundo Amazônia por parte desses países. Além disso, Lula buscou fortalecer os laços com os países vizinhos, escolhendo a Argentina como destino inicial e participando do encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes