Menu

Ucrânia exige apoio da África e o Sul Global

Reuters – O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitri Kuleba, iniciou uma viagem a países africanos nesta semana, intensificando o esforço diplomático de Kiev durante a guerra para desafiar a influência russa no Sul Global e consolidar a visão apresentada pela Ucrânia como o único caminho para a paz. Kuleba disse que sua prioridade é […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS

Reuters – O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitri Kuleba, iniciou uma viagem a países africanos nesta semana, intensificando o esforço diplomático de Kiev durante a guerra para desafiar a influência russa no Sul Global e consolidar a visão apresentada pela Ucrânia como o único caminho para a paz.

Kuleba disse que sua prioridade é fazer com que os países africanos endossem o plano de paz do presidente Volodymyr Zelensky. O chanceler ucraniano viajou ao Marrocos em sua segunda viagem à África desde o início da operação militar russa em fevereiro do ano passado.

“Negociações importantes estão por vir com líderes e empresas africanas”, escreveu ele no Instagram, dizendo que pretende obter apoio para o fluxo ininterrupto de grãos ucranianos através do Mar Negro e garantir novas aberturas para os negócios ucranianos.

A turnê ocorre depois de três dias de diplomacia de Zelensky na Liga Árabe das Nações na sexta-feira e na cúpula do G7 no Japão. 

Analistas políticos dizem que a Ucrânia está acelerando seu esforço para cortejar o Sul Global – um termo que significa América Latina, África e grande parte da Ásia – e que o esforço ganhou maior importância à medida que propostas de paz rivais para acabar com a guerra na Ucrânia surgiram em outros países.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes