Menu

Racismo contra Vini Jr é um ‘lembrete brutal’ para o futebol, diz comissário da ONU

O alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou o episódio de racismo contra o jogador Vinicius Jr, do Real Madrid, nesta quarta-feira (24). Os ataques preconceituosos ao atacante brasileiro geraram grande comoção em todo o mundo. Frente a isso, Türk pediu reforços dos governos e das delegações […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Denis Balibouse/Reuters

O alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou o episódio de racismo contra o jogador Vinicius Jr, do Real Madrid, nesta quarta-feira (24).

Os ataques preconceituosos ao atacante brasileiro geraram grande comoção em todo o mundo. Frente a isso, Türk pediu reforços dos governos e das delegações de esporte para erradicar o racismo e outras discriminações neste meio. “Precisamos começar ouvindo esportistas afrodescendentes”, disse.

“Precisamos que quem organiza eventos esportivos leve essa questão muito a sério. Fazemos um apelo para enfrentar, combater e prevenir o racismo”, afirmou. “Está mais do que óbvio que precisamos olhar para a questão dos direitos humanos de uma forma mais ampla.”

O comissário da ONU declarou na conferência em Genebra que os gritos e ofensas a Vini Jr são um “lembrete brutal da prevalência do racismo no esporte”. Ele anunciou a elaboração de um guia com protocolos e orientações para evitar e agir em casos como estes.

“Queremos propor um certo número de ideias claras sobre as normas relativas aos direitos humanos em eventos esportivos”, disse. “Constatamos uma discriminação em um amplo leque de questoes, incluindo a discriminação de gênero e discriminação contra pessoas LGBTI que também participam destes eventos.”

Os responsáveis pelas ofensas racistas proferidas contra Vini Jr no último domingo (21) durante a partida entre o Real Madrid e Valencia estão sendo investigados e três já foram presos pela Polícia Nacional espanhola. Turk ressalta a agilidade do país para punir os torcedores e afirma que “este é um assunto que vai preocupar a Justiça”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes