Menu

Lula pretende manter Abin na Casa Civil

Mesmo com a aprovação do Congresso para o retorno de certas atividades da Abin ao controle do GSI, o governo opta por manter o órgão e suas principais responsabilidades sob a supervisão da Casa Civil, conforme previamente determinado por Lula. De acordo com o Uol, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Marco Antônio Amaro […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil

Mesmo com a aprovação do Congresso para o retorno de certas atividades da Abin ao controle do GSI, o governo opta por manter o órgão e suas principais responsabilidades sob a supervisão da Casa Civil, conforme previamente determinado por Lula.

De acordo com o Uol, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Marco Antônio Amaro (GSI) receberam instruções do presidente para manter essa estrutura hierárquica e estão alinhados em relação à agência de inteligência. Essa é uma das alterações aprovadas pelo Congresso que o governo pretende reverter.

A avaliação realizada dentro do governo é de que não seria lógico, neste momento, devolver o controle da Abin para os militares, uma vez que essa medida também desagradaria os servidores da própria agência.

Ontem (25) a Intelis (União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin) emitiu uma nota pública expressando sua perplexidade com os resultados das discussões no Congresso Nacional, durante a votação da Medida Provisória 1.154.

“O fato de parlamentares manterem a redação original de janeiro do corrente ano perpetua grave inconsistência de atribuições no plano do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), ao preservar a ‘coordenação da Inteligência federal’ no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a despeito de a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) ser e permanecer um órgão integrado à Casa Civil da Presidência da República, conquista histórica e justa, defendida e aplaudida pelos profissionais de Inteligência”, diz a nota.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes