Menu

Em terras brasileiras: Maduro agradece recepção calorosa

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, chegou ao Brasil no domingo (28), à noite, para participar da reunião com Lula (PT) nesta segunda-feira (29), além de comparecer à cúpula de líderes da América do Sul. Ao chegar ao Brasil, Nicolás Maduro expressou, pelas redes sociais, sua gratidão pela recepção calorosa que recebeu. “Agradeço a calorosa acolhida […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert/Arquivo/Instituto Lula

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, chegou ao Brasil no domingo (28), à noite, para participar da reunião com Lula (PT) nesta segunda-feira (29), além de comparecer à cúpula de líderes da América do Sul. Ao chegar ao Brasil, Nicolás Maduro expressou, pelas redes sociais, sua gratidão pela recepção calorosa que recebeu.

“Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente. Estejam cientes!”, declarou Maduro, pelas redes.

Em relação aos avanços no processo de normalização das relações bilaterais entre Brasil e Venezuela, incluindo a reabertura das embaixadas e setores consulares, bem como a designação recente do Embaixador da Venezuela no Brasil, os presidentes Lula (PT) e Nicolás Maduro irão discutir essas questões durante sua reunião. O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota informando sobre esse encontro e destacando a importância dessas medidas para a retomada das relações entre os dois países.

Na semana passada, Lula recebeu as credenciais do novo embaixador venezuelano, Manuel Vicente Vadell Aquino, formalizando assim o início de sua atuação diplomática no Brasil. Essa cerimônia é uma etapa protocolar que marca o início das atividades do embaixador no país anfitrião.

Em março de 2020, o Brasil retirou seus diplomatas da embaixada em Caracas, capital da Venezuela, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não reconhecia o governo de Nicolás Maduro.

“Na reunião, os dois mandatários deverão examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação. Nesse sentido, os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação e que contou com representantes de mais de vinte órgãos governamentais brasileiros. Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos Yanomami”, afirmou a nota do Ministério das Relações Exteriores.

“Recebo nesta semana em Brasília presidentes da América do Sul, para juntos discutirmos o futuro da nossa região. Nenhum país cresce sozinho. Temos que trabalhar com nossos vizinhos na construção de parcerias pelo desenvolvimento econômico da região, fortalecimento de laços…”, comentou o presidente Lula, pelas redes.

A cúpula, que contará com a presença de 11 presidentes, está prevista para ocorrer na terça-feira em Brasília, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores. Entre eles, comparecerão os líderes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

29/05/2023 - 11h45

patriotario, um verme repugnante. um inteligencia negativa uma alma de porco.
o antipetista nao serve pra porra nenhuma

Valeriana

29/05/2023 - 10h14

Repugnante.


Leia mais

Recentes

Recentes