Menu

Premiê espanhol dissolve parlamento e convoca eleições antecipadas para 23 de julho, diz mídia

Sputnik – O premiê espanhol, Pedro Sánchez, dissolveu o parlamento e convocou eleições antecipadas para 23 de julho, após a derrota do seu partido nas eleições regionais, neste domingo (28). Pedro Sánchez anunciou hoje, segunda-feira (29) de manhã que convocará um Conselho de Ministros nesta tarde para dissolver as Cortes Gerais e proceder à convocação […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
EPA/EMILIO NARANJO

Sputnik – O premiê espanhol, Pedro Sánchez, dissolveu o parlamento e convocou eleições antecipadas para 23 de julho, após a derrota do seu partido nas eleições regionais, neste domingo (28).

Pedro Sánchez anunciou hoje, segunda-feira (29) de manhã que convocará um Conselho de Ministros nesta tarde para dissolver as Cortes Gerais e proceder à convocação de eleições gerais antecipadas.

“A convocatória formal das eleições será publicada amanhã, na terça-feira (30), no Diário Oficial do Estado, de forma a que as eleições sejam realizadas no domingo, 23 de julho, de acordo com os prazos estabelecidos pela lei”, informou o mandatário em um encontro com os meios de comunicação, sem direito a perguntas.

Sánchez indicou várias consequências dos resultados da eleição de ontem. A primeira é que “magníficos líderes regionais, prefeitos e prefeitas socialistas com uma gestão impecável, vão ser deslocados e isso apesar de muitos deles terem visto seu apoio aumentar ontem”.

Em segundo lugar, o primeiro-ministro assinalou que numerosas “instituições passarão a ser dirigidas por novas maiorias formadas pelo Partido Popular e pelo Vox”, e que, apesar de as eleições deste domingo terem sido municipais e regionais, “o sentido do voto transmite uma mensagem que vai além disso”.

Além disso, Sánchez fez um rápido balanço da legislatura, afirmando que o país está prestes a superar a crise derivada da pandemia de coronavírus e do conflito ucraniano, que a Espanha enfrenta uma “senda clara de crescimento, de criação de emprego e de coesão social” e que o governo já “levou adiante as grandes reformas com as quais se comprometeu nesta legislatura”.

Ele também apontou que a Espanha “se prepara para assumir uma responsabilidade muito importante neste contexto geopolítico que a Europa está vivendo e que é a presidência do Conselho da União Europeia”.

Desta forma, depois de assumir pessoalmente os resultados eleitorais deste domingo e afirmar que é necessário “dar uma resposta” e submeter seu mandato democrático “à vontade popular”, Sánchez disse que todas as razões expostas merecem uma clarificação “sobre a vontade dos espanhóis”, “sobre as políticas que o governo deve aplicar e “sobre as forças políticas que devem liderar esta fase”.

“Só há um método infalível para resolver estas dúvidas, esse método é a democracia e, por conseguinte, creio que o melhor é que os espanhóis tomem a palavra e se pronunciem sem demora para definir o rumo político do país”, concluiu Sánchez sua breve mensagem.

Ontem, 28 de maio, realizaram-se eleições em 12 das 17 comunidades autônomas, bem como nas cidades autônomas de Ceuta e Melilha. O Partido Popular se perfilou como claro vencedor das eleições, segundo o escrutínio preliminar.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes