Menu

Dilma pretende expandir banco dos Brics

Dilma Rousseff, presidente do Banco dos Brics, expressou seu desejo de ampliar a instituição financeira e não descartou a possibilidade de considerar a implementação de uma moeda unificada entre as nações nesta terça-feira (30). De acordo com o Uol, a ex-presidente do Brasil realizou sua primeira entrevista coletiva em Xangai, sede do banco, desde que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert

Dilma Rousseff, presidente do Banco dos Brics, expressou seu desejo de ampliar a instituição financeira e não descartou a possibilidade de considerar a implementação de uma moeda unificada entre as nações nesta terça-feira (30).

De acordo com o Uol, a ex-presidente do Brasil realizou sua primeira entrevista coletiva em Xangai, sede do banco, desde que assumiu a presidência do NDB (New Development Bank) em abril. Na semana atual, o banco realizou sua reunião anual.

Segundo Dilma, uma de suas principais metas é “expandir o alcance do banco para outras nações do Sul Global”. Ela explicou que isso é de extrema importância e será realizado em perfeita coordenação com o conselho de governadores. Ela explicou que essa expansão contribuirá para fortalecer o potencial do NDB.

A entrada no banco não implica necessariamente a adesão aos Brics, que consiste no Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No entanto, a declaração de Dilma ocorre um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defender a inclusão da Venezuela nos Brics, e enquanto nos bastidores estão sendo negociados os critérios e condições para que outros países possam se juntar ao bloco de países emergentes. A Arábia Saudita e a Argentina também estariam entre os potenciais candidatos.

“Minha principal missão é contribuir para que, primeiro, o banco se fortaleça”, explicou a brasileira. Um dos mecanismos para isso é aumentar a capacidade de levantar fundos em todos os mercados, baseado em todas as moedas – dólar, euro e nas moedas alternativas dos mercados locais. “As nossas moedas, de cada um dos países”, disse Dilma.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes