Menu

Com Lula, taxa de desemprego no trimestre até abril já é a menor desde 2015

Reuters – A taxa de desemprego do Brasil ficou em 8,5% nos três meses até abril, em resultado abaixo do esperado que marcou o menor nível para o período desde 2015, embora o número de pessoas sem trabalho tenha aumentado. O resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua ficou ligeiramente acima dos 8,4% […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
EPA

Reuters – A taxa de desemprego do Brasil ficou em 8,5% nos três meses até abril, em resultado abaixo do esperado que marcou o menor nível para o período desde 2015, embora o número de pessoas sem trabalho tenha aumentado.

O resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua ficou ligeiramente acima dos 8,4% vistos no trimestre imediatamente anterior, até janeiro, mas bem abaixo da taxa de 10,5% no mesmo período de 2022.

O resultado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira também foi melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters de uma taxa de 8,7%.

“O padrão sazonal do trimestre móvel fevereiro-março-abril é de aumento da taxa de desocupação, por meio de uma maior população desocupada, o que não ocorreu desta vez”, destacou Alessandra Brito, analista da pesquisa, em nota.

Analistas avaliam que a taxa de desemprego tende a apresentar à frente uma lenta trajetória de elevação, em meio ao esgotamento do impulso da abertura pós-Covid-19, de uma política monetária restritiva e de uma atividade econômica a passos lentos.

No trimestre até abril, o número de desempregados aumentou 1,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior, mas recuou 19,9% ante o mesmo período de 2023, alcançando 9,095 milhões de pessoas.

Já o total de ocupados caiu 0,6% sobre os três meses até janeiro, e aumentou 1,6% na comparação anual, com 98,031 milhões de pessoas.

“Essa redução faz parte da tendência sazonal observada na série histórica. Quando se compara abril com janeiro, essa redução tem ocorrido, exceto pelo período da pandemia”, explicou Brito.

Segundo o IBGE, a queda na população ocupada foi puxada pelas atividades de serviços domésticos (-3,3%), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-2,4%) e comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (- 1,4%).

A quantidade de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou estável, enquanto a dos que não tinham carteira recuou 2,9% nos três meses até abril.

O IBGE destacou ainda que a população fora da força de trabalho aumentou 1,3% na comparação trimestral, somando 67,2 milhões de pessoas. Na comparação anual, o crescimento foi de 3,5%.

“Este aumento parece ter a ver mais com questões demográficas que com reflexos do mercado de trabalho, uma vez que o contingente de desalentados ou da população na força de trabalho potencial, que fazem parte desta população, apresentou redução no trimestre”, disse Brito.

A taxa de informalidade foi estimada em 38,9% da população ocupada, o que significa 38 milhões de trabalhadores informais em abril. No trimestre anterior, a taxa era de 39%.

No período, o rendimento real habitual ficou em 2.891 reais, de 2.894 reais no trimestre até janeiro e ante 2.691 reais no mesmo período de 2022, um crescimento de 7,5% nessa comparação.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Natalia

31/05/2023 - 12h50

Lula é um porco imundo.

EdsonLuíz.

31/05/2023 - 12h22

■O desemprego já vinha caindo:: a queda não é por causa de Lula!

O governo de Lula ainda não começou, portanto, substancialmente Lula nào piorou e nem melhorou nada.

Lula chegou sem planos, sem programa, sem base de apoio articulada, sem propostas, sem projeto…
▪Só agora está para surgir o mínimo necessário para que um governo comece, que é uma Âncora Fiscal. Nem isso este governo Lula tem ainda!

E, a julgar pelas declarações que Lula tem feito, a maior chance quando este governo de Lula começar é a de o Brasil voltar…
…Voltar à crise econômica que Lula em seu 2° mandato começou a criar e depois Lula/Dilma aumentaram e que Jair Bolsonaro aprofundou e enterrou o Brasil na crise de vez com gastança.

▪Vamos torcer para que o pior não aconteça ao Brasil e que Haddad e outros políticos melhorezinhos consigam no governo conter os danos e o Brasil não afunde de vez. Assim, a economia poderá não melhorar nada ou quase nada e ficarmos em uma política econônica “feijão com arroz”, mas ao menos que não fiquemos sem opção de volta para, com alguém preparado, sério e democrata, consigamos nos recuperar.

Quanto ao endurecimento do regime, com essas escaramuças de Lula contra os países democratas e se articulando e dando apoio a ditaduras, quanto a isso podemos ficar tranquilos por hoje, que nessa coisa de regime autoritário Bolsonaro é perigo maior que Lula e que o PT, mesmo com toda a curriola de Lula e PT com Nicolás Maduro, com Xi Jiping, com o peronismo, com Putin, com tudo.


Leia mais

Recentes

Recentes