Menu

Senado dos EUA quer aprovação rápida do PL do teto da dívida para evitar calote

(Reuters) – O Senado dos Estados Unidos deve aprovar na quinta-feira um projeto de lei para elevar o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares do governo, faltando apenas quatro dias para aprovar a medida e enviá-la ao presidente democrata Joe Biden para assinatura, evitando uma inadimplência catastrófica. O principal democrata e republicano na […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Shealah Craighead/Flickr White House

(Reuters) – O Senado dos Estados Unidos deve aprovar na quinta-feira um projeto de lei para elevar o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares do governo, faltando apenas quatro dias para aprovar a medida e enviá-la ao presidente democrata Joe Biden para assinatura, evitando uma inadimplência catastrófica.

O principal democrata e republicano na Câmara prometeu fazer tudo o que puder para acelerar o projeto de lei negociado por Biden e o presidente republicano da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, que suspenderia o limite da dívida até 1º de janeiro de 2025 em troca de um limite de gastos.

Resta saber se algum membro de seus respectivos caucuses, particularmente os republicanos linha-dura irritados com o projeto de lei não incluir cortes de gastos mais profundos, usaria as regras misteriosas do Senado para tentar retardar sua aprovação.

O Departamento do Tesouro alertou que não poderá pagar todas as suas contas em 5 de junho se o Congresso não agir.

A Câmara, controlada pelos republicanos, aprovou o projeto na noite de quarta-feira por 314 votos a 117. McCarthy perdeu o apoio de dezenas de seus colegas republicanos.

“Assim que este projeto de lei chegar ao Senado, tentarei levá-lo ao plenário o mais rápido possível”, disse o líder da maioria, Chuck Schumer, na quarta-feira.

Seu colega, o líder republicano no Senado Mitch McConnell, também sinalizou que trabalharia para uma aprovação rápida, dizendo: “Terei orgulho de apoiá-lo sem demora.”

Os democratas de Biden controlam o Senado por uma estreita margem de 51 a 49. As regras da câmara exigem 60 votos para avançar na maior parte da legislação, o que significa que pelo menos nove votos republicanos são necessários para aprovar a maioria dos projetos de lei, incluindo o acordo do teto da dívida.

A medida enfrenta oposição da direita, com alguns republicanos irritados porque os cortes de gastos não foram mais profundos, e da esquerda, com alguns democratas se opondo aos novos requisitos de trabalho impostos em alguns programas antipobreza. Mas a maioria dos legisladores reconheceu que não poderia tolerar a perspectiva de entrar em default.

Schumer e McConnell estavam trabalhando nos bastidores para dissuadir os oponentes de erguer barreiras processuais que atrasariam a aprovação.

Normalmente, em projetos de lei importantes e controversos como este, os dois líderes do Senado encontram uma maneira de permitir que apenas alguns senadores rebeldes de cada partido ofereçam emendas sob procedimentos acelerados, sabendo que não terão os votos para aprovação.

“A menos que você queira ficar aqui durante o fim de semana, acho que alguns de nossos caras precisarão obter seus votos” em suas emendas, disse o senador John Thune, o segundo republicano da Câmara.

Qualquer alteração do Senado no projeto de lei neste estágio significaria que ele teria que voltar à Câmara para aprovação final, um atraso que poderia tornar realidade o primeiro calote do governo dos EUA.

O senador republicano Rand Paul, que busca regularmente essas emendas de última hora, disse à CBS News na quarta-feira que não empregará procedimentos parlamentares para atrasar a ação.

Mas outro republicano, Mike Lee, disse que pode tentar desacelerar. Na quarta-feira, ele prometeu votar contra o projeto, mas não reiterou sua ameaça de tentar adiá-lo. Castigando os negociadores republicanos da Câmara por concordarem com o que ele vê como um compromisso fraco com os democratas, Lee lamentou: “Com republicanos como esses, quem precisa de democratas?”.

O projeto de lei foi elaborado durante semanas de intensas negociações entre substitutos de Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy. O principal argumento era sobre os gastos nos próximos dois anos em programas “discricionários”, como moradia, educação e pesquisa médica, que os republicanos queriam cortar profundamente enquanto buscavam aumentos no financiamento para militares, veteranos e possivelmente segurança nas fronteiras.

As estimativas apartidárias do Congressional Budget Office economizariam US$ 1,5 trilhão em 10 anos. Isso está abaixo dos US $ 4,8 trilhões em economia que os republicanos almejavam em um projeto de lei que aprovaram na Câmara em abril, e também abaixo dos US $ 3 trilhões em déficit que o orçamento proposto por Biden teria reduzido o déficit ao longo do tempo por meio de novos impostos.

A última vez que os Estados Unidos chegaram tão perto da inadimplência foi em 2011. Esse impasse atingiu os mercados financeiros, levou ao primeiro rebaixamento da classificação de crédito do governo e elevou os custos dos empréstimos do país.

Um calote traria consequências financeiras generalizadas, desencadeando uma recessão que atingiria a todos, desde pessoas pobres que dependem da ajuda do governo até idosos que esperam cheques de aposentadoria da Previdência Social e até mesmo investidores ricos de Wall Street com carteiras gordas em ações e títulos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes