Menu

Nova composição: Veja os ministros que devem julgar Bolsonaro no TSE

O ministro Benedito Gonçalves, juiz do TSE, autorizou o encaminhamento para análise dos processos que podem resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No decorrer da semana, dois novos ministros chegaram ao TSE, o que modificou a estrutura do tribunal. No último dia 30, ocorreu a posse dos ministros André Ramos Tavares e Floriano […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O ministro Benedito Gonçalves, juiz do TSE, autorizou o encaminhamento para análise dos processos que podem resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No decorrer da semana, dois novos ministros chegaram ao TSE, o que modificou a estrutura do tribunal.

No último dia 30, ocorreu a posse dos ministros André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques como membros efetivos do TSE. A indicação de ambos foi realizada pelo presidente Lula com base em uma lista de quatro nomes apresentada pelo STF.

O tribunal tem a intenção de iniciar o processo de julgamento das ações contra Bolsonaro após a análise das respostas de Cristiano Zanin durante a sua sabatina no Senado, que foi indicado pelo presidente Lula para ocupar uma vaga no STF.

A corte é composta por sete magistrados. Além de André Ramos e Floriano de Azevedo, fazem parte do atual corpo do tribunal os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Benedito Gonçalves e Raul Araújo Filho.

O TSE tem em sua composição, de forma obrigatória, três ministros do STF selecionados através de votação interna. Além disso, o TSE conta com a participação de dois ministros do STJ, também eleitos internamente. Os outros dois ministros são indicados pelo presidente da República, sendo eles escolhidos entre advogados com notável conhecimento jurídico, previamente indicados pelo STF.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes