Menu

Padilha é vítima

Este é um assunto que venho abordando indiretamente nas minhas últimas colunas (ver aqui e aqui), mas acho importante discutirmos de forma direta. Mesmo que o Ministro das Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, cometa seus erros, alguns corretamente pontuados por lideranças de seu próprio partido, o chefe do SRI é mais vítima do que culpado. […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Este é um assunto que venho abordando indiretamente nas minhas últimas colunas (ver aqui e aqui), mas acho importante discutirmos de forma direta. Mesmo que o Ministro das Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, cometa seus erros, alguns corretamente pontuados por lideranças de seu próprio partido, o chefe do SRI é mais vítima do que culpado.

Primeiro, é preciso entender que a Câmara dos Deputados, hoje, tem sua própria agenda de governo e, de forma sistemática, tenta impô-la ao governo eleito. Arthur Lira (PP-AL), hoje, só joga com golpes abaixo da cintura.

Ameaças de trancamento de pauta, chantagens e criação intencional de crises (basta ver como a Câmara deixou a MP ministerial para ser votada no último segundo).

Veja também: a fome do centrão

Lira gastou os primeiros 6 meses do ano legislativo trancando todas as medidas provisórias do governo em uma briga com o Senado. Quando Lira, lá no começo do ano, começou a brigar para alterar as tramitações de MPs, ele não estava brigando com o Senado, ele estava brigando com a Constituição! E quando ele disse ao STF que a decisão sobre a tramitação de MPs cabe ao Congresso, na verdade, ele estava mandando a Constituição às favas como um bom bolsonarista.

E mesmo depois de toda essa questão, ele deliberadamente demorou para colocar em pauta as MPs do governo que permitem que o presidente da República possa implementar o plano de governo vencedor das urnas?

Ou seja, há sim uma evidente má fé e perversidade por parte considerável do Congresso Nacional. E mesmo que Padilha fosse o articulador mais hábil do planeta, como ele irá lidar com um cenário desses?

E se não bastasse o “lado de lá”, ao seu lado também há aqueles que podem estar trabalhando contra ele.

Esta semana, a bancada do PT na Câmara pensou seriamente em marcar uma audiência com o próprio presidente Lula para pontuar algumas suspeitas de sabotagem de ministros palacianos contra Padilha. Uma das suspeitas que correm na boca miúda de Brasília é contra o próprio ministro Rui Costa, que hoje comanda a Casa Civil.

Padilha até hoje não conseguiu nomear e ocupar todas as posições de seu ministério; todas estão represadas na Casa Civil. Além disso, não conseguiu cumprir diversas promessas para parlamentares devido à pouca colaboração com ele e até mesmo à falta de autonomia.

Também ninguém mais esconde que Padilha pode estar sendo vítima do silencioso conflito entre o PT de São Paulo e os diretórios do partido no Nordeste; segundo alguns, até mesmo o Rio de Janeiro estaria sendo arrastado para isso.

E para piorar, ainda temos ministros de outras pastas que estão cometendo um show de indelicadezas com parlamentares em suas viagens aos estados.

Geralmente, é de bom tom que um ministro do governo federal, ao ir para um determinado estado, notifique os políticos da base que sejam da região, para que participem das agendas públicas, e isso não vem ocorrendo de forma tão efetiva assim.

Se falta mais “tato” político a Padilha, definitivamente falta mais lealdade e honestidade dos atores políticos de Brasília. Hoje, qualquer crítica feita ao ministro precisa partir do pressuposto de que ele também é vítima.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

04/06/2023 - 13h28

Esse cara, o Alexandre Padilha, é bom sim! ▪Houvesse na política brasileira algumas dezenas de políticos da mesma qualidade que Alexandre Padilha e a coisa toda melhoraria bastante!


Leia mais

Recentes

Recentes