Menu

EUA não conseguem desacreditar China e a tornar ameaça à segurança regional, dizem especialistas

Sputnik – O incidente no estreito de Taiwan e as acusações mútuas de chefes da Defesa chinês e americano em um fórum em Cingapura refletiram a intransigência de suas posições sobre questões de segurança e o confronto crescente na região da Ásia-Pacífico. Poucas horas antes do discurso do chefe do Pentágono, Lloyd Austin, no fórum […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Jim Watson/Pool/AFP

Sputnik – O incidente no estreito de Taiwan e as acusações mútuas de chefes da Defesa chinês e americano em um fórum em Cingapura refletiram a intransigência de suas posições sobre questões de segurança e o confronto crescente na região da Ásia-Pacífico.

Poucas horas antes do discurso do chefe do Pentágono, Lloyd Austin, no fórum anual de segurança Shangri-La Dialogue em Cingapura, no sábado (3), os EUA e seu aliado mais próximo Canadá organizaram a passagem de navios de guerra pelo estreito de Taiwan.

Em resposta, uma força foi criada para escoltar e monitorar as embarcações ao longo de toda a rota pelo Exército de Libertação Popular chinês. Por sua vez, o secretário de Defesa dos EUA afirmou no fórum que Washington não “vacilaria diante do bullying ou coerção” da China e continuaria regularmente navegando e sobrevoando o estreito de Taiwan e o mar do Sul da China.

Comentando o incidente, o ministro da Defesa da China, Li Shangfu, ressaltou que Pequim não vê problemas em garantir a liberdade de navegação e passagem inocente de navios estrangeiros nas águas relevantes.

A passagem pelo estreito de Taiwan dos EUA e seus aliados mais próximos cronometra intencionalmente o fórum em Cingapura para pressão militar e política sobre a China, disse em uma entrevista à Sputnik o diretor do Instituto da Ásia e África da Universidade Estatal de Moscou, Aleksei Maslov.

“Vemos que os americanos não estão apenas tentando derrubar a nova coalizão anti-chinesa, eles estão fazendo isso há muito tempo. Eles estão mostrando sua força militar. Há uma sincronização completa de suas ações no mar com a reunião em Cingapura, no contexto da recusa do lado chinês de negociar com o secretário de Defesa dos EUA”, apontou o especialista.

Além disso, ele acrescentou que, enquanto a China costumava se limitar a declarações do seu Ministério das Relações Exteriores, agora sugere duramente a possibilidade de usar a força militar para proteger seus interesses.

“A China mostrou que não está apenas disposta a tolerar a pressão tacitamente, mas que responderá com linguagem dura. Não foi por acaso que um navio chinês pousou um destróier americano e depois uma fragata canadense.”

Ao mesmo tempo, outra especialista do Centro de Estudos Regionais e Nacionais da Universidade Chinesa do Sudoeste de Comunicações, Qian Yaxu, em entrevista à Sputnik, afirmou que China tem o potencial de proteger sua soberania e interesses de ações e práticas que pisoteiam suas “linhas vermelhas”.

Ela também observou que o ministro da Defesa chinês, por sua vez, destruiu os esforços dos EUA para depreciar a China, expô-la como uma ameaça à segurança regional e mostrar que “China é uma potência em ascensão e sua posição sobre questões de segurança é sempre clara e consistente”.

“A questão de Taiwan é, sem dúvida, central para a China, e China prosseguirá vigorosamente os seus interesses nacionais fundamentais nesta matéria. Os EUA nunca entenderam a declaração da parte chinês sobre a substância de sua posição sobre Taiwan, então a China mais uma vez enfatizou que a defesa de sua própria soberania e o último passo na libertação nacional devem ser concluídos”, acrescentou Yaxu.

O ministro da Defesa da China, Li Shangfu, fez sua primeira declaração pública internacional no fórum Diálogo de Shangri-La, maior conferência de defesa da Ásia, em Cingapura. Ele se concentrou nos três pilares da diplomacia chinesa, na resposta correta dos EUA e seus aliados, da qual dependerá a segurança e a estabilidade sustentáveis na Ásia.

Um deles é que a China e os EUA devem resolver suas diferenças adequadamente, superar suas dificuldades e encontrar o caminho certo para se dar bem uns com os outros, disse ele.

Outra é a inacessibilidade de minar a tendência constante de aumento da estabilidade no mar do Sul da China. Segundo o ministro, alguns países não regionais sob a bandeira da “liberdade de navegação” impõem “hegemonia da navegação”.

Por último, o ministro referiu ainda que a reunificação da China é uma tendência histórica dominante e um curso de acontecimentos que não podem ser travados.

“Como resolver a questão de Taiwan será decidido por nós, os chineses. Esta questão não tolera a interferência de forças estrangeiras”, enfatizou Shangfu.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes