Menu

FUP e Petrobrás discutem Plano Estratégico da estatal

Representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da área de Estratégia e Planejamento da Petrobrás se reuniram ontem, dia 6, para discutir propostas para o planejamento estratégico da empresa. Eles integram grupo de trabalho (GT) criado pela nova gestão da empresa para cuidar do tema. Na semana passada, a Petrobrás divulgou comunicado, informando que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

Representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da área de Estratégia e Planejamento da Petrobrás se reuniram ontem, dia 6, para discutir propostas para o planejamento estratégico da empresa. Eles integram grupo de trabalho (GT) criado pela nova gestão da empresa para cuidar do tema. Na semana passada, a Petrobrás divulgou comunicado, informando que o Conselho de Administração aprovou “a revisão dos elementos estratégicos para o Plano Estratégico 2024-2028 (PE 2024-28)”.

Durante a reunião, diretores da FUP solicitaram à Petrobrás informações sobre  diversos assuntos, entre eles investimentos da empresa por áreas e por estados da federação, investimentos em novas energias e em demais projetos a serem feitos diretamente pela companhia e em parcerias. Os representantes da estatal se comprometeram a trazer todas as informações na próxima reunião do GT, ainda sem data marcada.

Os petroleiros defenderam a retomada do papel social da Petrobrás e demonstraram preocupação com o “posicionamento de alguns gestores da empresa que insistem em focar apenas nos ativos rentáveis”, disse o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.  Entre as estratégias do PE 2024-28 anunciadas no comunicado da Petrobrás está, no item Exploração e Produção, “maximizar o valor do portfólio com foco em ativos rentáveis”.

“O propósito de uma empresa estatal é cumprir seu papel social, cuidar das desigualdades regionais, promover o conteúdo local, de modo a contribuir para o desenvolvimento do país, com geração de renda e emprego”, destaca Bacelar. Segundo ele, mesmo se alguns ativos não apresentarem elevados resultados financeiros, eles têm, em contrapartida, significativa importância regional, com impactos positivos para a vida dos trabalhadores e das comunidades.

No encontro, a FUP chamou a atenção para a demora da Petrobrás em unificar ações práticas, condizentes com as diretrizes do governo Lula, voltadas para a reconstrução de uma nova empresa. Os petroleiros entendem que o fim da política de preço de paridade de importação PPI) e a paralisação de venda de ativos deram a partida nesse processo, mas precisa ser acelerada a adoção de medidas de valorização dos trabalhadores e de ênfase na sustentabilidade, na transição energética justa.

Uma série de outras preocupações foi apontada pela FUP, ao indagar aos representantes da Petrobrás como ficará a política de pagamento de dividendos aos acionistas, qual será o comportamento do CA em relação à questão, e como seguirão as discussões sobre dívida financeira da empresa.

A FUP também quis saber se a empresa retornará à área de distribuição, se voltará a operar com embarcações próprias, como será sua atuação fora do país e quais serão os critérios para investimentos em Cultura.

O setor de fertilizantes e petroquímica foi um dos destaques da reunião. Os petroleiros pediram informações sobre a esperada reabertura da fábrica de fertilizantes do Paraná. A Fafen-PR foi fechada em março de 2020, no governo Bolsonaro. Cerca de mil empregados foram demitidos, entre próprios e terceirizados.

A unidade operava desde 1982 e era responsável pela produção de 30% do mercado brasileiro de ureia e amônia e 65% do agente redutor líquido automotivo (ARLA 32), aditivo para veículos de grande porte que atua na redução de emissões atmosféricas. 

O coordenador geral da FUP destacou que a reabertura da Fafen-PR vai contribuir para diminuir a dependência brasileira de fertilizantes nitrogenados importados e está alinhada à reestruturação do setor de fertilizantes que garante a soberania alimentar do país. Também foi um dos compromissos assumidos pelo presidente Lula, que  assinou o decreto que institui o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), responsável pela estruturação e implementação do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes