Menu

Primeiros nomeados por Lula ao BC passam por sabatina no Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal está realizando uma sabatina dos primeiros nomeados pelo governo Lula (PT), nesta terça-feira (4), para ocuparem cargos no Banco Central (BC): Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino. Após a sabatina, os dois indicados ainda precisam ser submetidos a uma votação no plenário do Senado para confirmarem […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: ABR

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal está realizando uma sabatina dos primeiros nomeados pelo governo Lula (PT), nesta terça-feira (4), para ocuparem cargos no Banco Central (BC): Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino.

Após a sabatina, os dois indicados ainda precisam ser submetidos a uma votação no plenário do Senado para confirmarem suas posições.

Em junho, o economista Gabriel Galípolo foi destituído do cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Ele anteriormente ocupou a posição de vice-presidente no governo de Fernando Haddad e também atuou como presidente do Banco Fator de 2017 a 2021. Além disso, ele fez parte do conselho da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Se for aprovado pelo Senado, Galípolo assumirá a posição de Diretor de Política Monetária no Banco Central.

Em maio, ao revelar a nomeação de Galípolo para o Banco Central, o ministro Fernando Haddad afirmou que essa indicação poderia facilitar uma maior proximidade entre o governo e a instituição.

Essa relação está tensa devido às críticas de Lula e de membros da base governista em relação à resistência do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em reduzir as taxas de juros no Brasil.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes