Menu

Senado abre reunião para sabatinar indicados de Lula ao Banco Central

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado iniciou hoje, às 10h14, a reunião para a sabatina dos indicados pelo governo Lula às diretorias do Banco Central. Para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo foi o escolhido. Já Ailton de Aquino Santos, se aprovado, ocupará a Diretoria de Fiscalização da instituição. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado iniciou hoje, às 10h14, a reunião para a sabatina dos indicados pelo governo Lula às diretorias do Banco Central. Para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo foi o escolhido. Já Ailton de Aquino Santos, se aprovado, ocupará a Diretoria de Fiscalização da instituição. Após a sabatina, a CAE votará as indicações, que em seguida serão encaminhadas ao plenário do Senado, onde a decisão final será tomada.

Essa análise dos indicados ocorre em meio a frequentes críticas do governo em relação à taxa básica de juros, a Selic, estabelecida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

O presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e vários ministros, incluindo Fernando Haddad (Fazenda) e Carlos Fávaro (Agricultura), têm expressado essas críticas à taxa de juros. Segundo o governo, a Selic atual, que está em 13,75% ao ano, tem inibido investimentos e prejudicado o crescimento econômico.

Além disso, essa análise ocorre em um momento político em que o Congresso Nacional está discutindo o chamado novo arcabouço fiscal, um conjunto de medidas propostas pelo governo para equilibrar as contas públicas.

O novo marco fiscal substitui o teto de gastos e, em termos gerais, desvincula o crescimento das despesas da União da inflação, vinculando-o ao crescimento da arrecadação. O governo argumenta que esse novo arcabouço possibilitará o equilíbrio das contas públicas, garantirá investimentos e, ao mesmo tempo, reduzirá a taxa de juros.

O texto já passou pela Câmara dos Deputados, mas, devido às alterações realizadas pelos senadores, precisa ser analisado novamente pelos deputados. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), espera votar o projeto ainda nesta semana.

Gabriel Galípolo é formado em ciências econômicas e ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda antes dessa indicação.

Em outras palavras, Galípolo era o segundo na hierarquia do ministério, desempenhando o papel de braço-direito do ministro Fernando Haddad. Já Ailton Aquino é um servidor do próprio Banco Central.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes