Menu

O discurso histórico de Cyril Ramaphosa

Cyril Ramaphosa, ex-presidente da União Africana e líder sul-africano, destacou o descaso da comunidade internacional com a África Durante a Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, organizada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, nos dias 22 e 23 de junho, em Paris, Cyril Ramaphosa, ex-presidente da União Africana e líder sul-africano fez um desabafo pungente, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Cyril Ramaphosa, ex-presidente da União Africana e líder sul-africano, destacou o descaso da comunidade internacional com a África

Durante a Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, organizada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, nos dias 22 e 23 de junho, em Paris, Cyril Ramaphosa, ex-presidente da União Africana e líder sul-africano fez um desabafo pungente, lembrando que o continente africano foi tratado quase como um ‘mendigo’ no meio de uma pandemia, implorando por vacinas.

A negligência ocidental em suas relações com a África, que vinha de longe, fez com que países deste continente passassem a buscar alternativas, cada vez mais se aproximando da Rússia e da China em relação a suprir suas necessidades de infraestrutura.

Além disso, Cyril Ramaphosa expressou a necessidade que a arquitetura financeira global fosse modificada e avançasse com o projeto de construção da usina hidrelétrica de Inga, que poderia levar energia para a maioria da África.

É notável o impacto que o discurso de Cyril Ramaphosa tem em toda a África. Muito importante chamar a atenção para o descaso internacional após as consequências trazidas pelo COVID-19. E é difícil não notar que muitos países africanos estão ficando cada vez mais próximos da Rússia e da China para suprir seus anseios.

Veja também: Lula retorna de viagem à Europa: Encontros com líderes mundiais, críticas à União Europeia e promessa ousada para o Brasil

O coro de vozes do Sul Global é muito claro, Ramaphosa iniciou o seu discurso com uma resposta ao presidente Lula: “Deixe-me começar meu discurso dizendo: presidente Lula, não se preocupe, quando tivermos a reunião dos BRICS, a questão da moeda estará no topo da agenda, então vamos discutir isso.”

Cyril fazia referência aos apelos de Lula à comunidade internacional para o estudo de moedas regionais e internacionais que possam substituir o dólar no comércio mundial.

Veja mais: Dilma critica uso excessivo do dólar como arma política

O Cafezinho separou um recorte destacando a fala do presidente sul-africano:

E aqui você pode assistir ao discurso completo de Cyril Ramaphosa:
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes