Menu

Ipec: confiança no Congresso atinge maior nível desde 2009

De acordo com a mais recente edição do Índice de Confiança Social (ICS), uma série anual de pesquisas presenciais realizadas pelo Ibope desde 2009 e mantida com a mesma metodologia pelo Ipec, os eleitores brasileiros demonstraram uma confiança sem precedentes nos partidos políticos, atingindo o nível mais alto em 15 anos. Neste ano, a percepção […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Brasil

De acordo com a mais recente edição do Índice de Confiança Social (ICS), uma série anual de pesquisas presenciais realizadas pelo Ibope desde 2009 e mantida com a mesma metodologia pelo Ipec, os eleitores brasileiros demonstraram uma confiança sem precedentes nos partidos políticos, atingindo o nível mais alto em 15 anos.

Neste ano, a percepção em relação ao Congresso Nacional e ao presidente da República também apresentou melhorias significativas, pouco mais de seis meses após os ataques golpistas de 8 de janeiro, que atingiram as sedes dos Três Poderes. A pesquisa também revelou que católicos e evangélicos ainda refletem a polarização de 2022, e a confiança dos brasileiros no presidente da República está no seu maior nível desde 2012.

O Ipec atribui classificações de zero a cem a 20 instituições, representando a ausência completa de confiança e a mais alta confiança, respectivamente. As organizações relacionadas à política ainda ocupam as posições mais baixas no ranking, mas nunca alcançaram os níveis atuais desde 2009.

Os partidos políticos alcançaram 34 pontos nessa escala, ocupando a última posição, mas demonstraram uma melhoria de quatro pontos em relação a 2022. Por outro lado, o Congresso obteve uma pontuação de 40, apresentando um aumento de seis pontos em apenas um ano. Em comparação, entre 2015 e 2018, os partidos eram classificados entre 16 e 18 pontos, enquanto o Congresso variava entre 18 e 22 pontos.

Apesar da intensa polarização política em 2022, que culminou em eventos extremos como o ocorrido em 8 de janeiro e diversos episódios de violência, é importante ressaltar que cidadãos comuns se envolveram ativamente na política, tanto de um lado quanto do outro. Esse engajamento da população pode ter contribuído para a melhoria dos índices de confiança em algumas instituições políticas.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes