Menu

Lava Jato: Polêmica Manobra na Suíça Gera Controvérsia

Um episódio controverso envolvendo a Lava Jato veio à tona recentemente, revelando um jogo de palavras e estratégias entre procuradores e autoridades suíças. Segundo documentos obtidos pela reportagem em parceria com o UOL e o boletim A Grande Guerra, o ex-procurador Deltan Dallagnol teria distorcido uma decisão da Justiça suíça que declarava ilegal o envio […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Reprodução

Um episódio controverso envolvendo a Lava Jato veio à tona recentemente, revelando um jogo de palavras e estratégias entre procuradores e autoridades suíças. Segundo documentos obtidos pela reportagem em parceria com o UOL e o boletim A Grande Guerra, o ex-procurador Deltan Dallagnol teria distorcido uma decisão da Justiça suíça que declarava ilegal o envio de documentos sobre a Odebrecht para a operação no Brasil. O que poderia ser uma má notícia para a Lava Jato, foi habilmente transformado em algo positivo pelos procuradores.

O cenário de disputa começou quando a Odebrecht recorreu contra o envio dos documentos bancários ao Brasil em um pedido de cooperação internacional feito pela Suíça. A empresa buscava evitar que provas de pagamentos de propinas a funcionários da Petrobras fossem utilizadas no país. O Tribunal suíço concedeu à Odebrecht o direito a um recurso interno, o que não implicou na devolução dos documentos ao Brasil. Contudo, isso não foi aceito pelos procuradores brasileiros como uma derrota.

Conversas pelo aplicativo Telegram revelam que a Lava Jato, em parceria com autoridades suíças, explorou duas opções para contornar a situação. A primeira consistia em reinterpretar a decisão como positiva no Brasil, alegando que os documentos poderiam ser retirados do arquivo do caso. A segunda estratégia envolvia encontrar uma forma de “legalizar” os documentos já obtidos.

Deltan Dallagnol teria sugerido uma maneira de “esquentar” a documentação, argumentando que uma teoria alternativa, como a descoberta de localização, poderia ser apresentada para justificar o uso dos documentos. A comunicação entre a Lava Jato e as autoridades suíças evidencia uma preocupação em criar uma narrativa que minimizasse a derrota da Odebrecht.

Em 2 de fevereiro de 2016, os procuradores brasileiros informaram aos suíços sobre a decisão dos advogados da Odebrecht de divulgar a resolução para a imprensa. Com a colaboração de um comunicador de imprensa, a declaração oficial foi redigida e publicada, omitindo as preocupações expressas nas conversas e enfatizando a vitória contra a Odebrecht.

Oficialmente, a Lava Jato só pôde utilizar os documentos e extratos bancários cerca de um ano após o comunicado de imprensa que afirmava a “derrota” da empresa. A decisão da Justiça suíça, que era vista como um marco crucial para a operação, ocorreu somente em outubro de 2016, após 11 meses de intensas discussões entre as autoridades dos dois países.

As revelações desse episódio têm gerado questionamentos sobre a conduta dos procuradores e as táticas utilizadas na operação. A polêmica também alcançou o Ministério Público Federal, levando o ministro da Justiça, Flávio Dino, a instruir a Polícia Federal para fiscalizar o caso, especialmente em relação ao fluxo de dinheiro movimentado na Lava Jato.

Diante das complexidades e nuances apresentadas, as autoridades e a sociedade civil aguardam novos desdobramentos para entender melhor as implicações dessa controvérsia que abalou uma das maiores operações anticorrupção do país.

Leia a reportagem na integra.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes