Menu

China lança rival do Chat-GPT, ERNIE Bot

O Baidu, uma das principais empresas de tecnologia da China, lançou seu chatbot de inteligência artificial (IA), o ERNIE Bot, para o público em geral. Este movimento marca um passo significativo no setor de tecnologia chinês, que busca capitalizar na corrida global pela inteligência artificial. Com a recente introdução de regulamentações pelo governo chinês para […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Baidu, uma das principais empresas de tecnologia da China, lançou seu chatbot de inteligência artificial (IA), o ERNIE Bot, para o público em geral. Este movimento marca um passo significativo no setor de tecnologia chinês, que busca capitalizar na corrida global pela inteligência artificial. Com a recente introdução de regulamentações pelo governo chinês para desenvolvedores de IA, o lançamento do ERNIE Bot reflete a ambição do país de competir com gigantes do setor, como a OpenAI e a Microsoft.

O ERNIE Bot, desenvolvido pelo Baidu, está sendo apresentado como um concorrente direto do ChatGPT da OpenAI. Ao contrário do ChatGPT, o ERNIE Bot está focado no mercado chinês e não está disponível fora do país. Sua disponibilização pública representa uma oportunidade para a empresa coletar feedback humano abrangente, acelerando assim o aprimoramento contínuo do aplicativo.

O ERNIE Bot, além de ser um chatbot, é um dos primeiros aplicativos de IA generativa totalmente disponíveis para o público na China. Ele pretende demonstrar as quatro habilidades principais da IA generativa: compreensão, geração, raciocínio e memória. Ao permitir que os usuários interajam com essas capacidades, o Baidu está mostrando sua determinação em liderar o desenvolvimento de aplicativos de IA inovadores.

Embora o ERNIE Bot tenha demonstrado facilidade ao responder a perguntas comuns, ele evita respostas em tópicos sensíveis ou controversos. Quando questionado sobre eventos como o massacre de Tiananmen em 1989 ou a situação de Taiwan, o bot responde de maneira evasiva. Isso destaca o controle estrito exercido sobre as informações online na China e a censura em relação a certos tópicos sensíveis.

A corrida para o desenvolvimento de IA na China também é marcada por regulamentações rigorosas. As diretrizes governamentais requerem avaliações de segurança e a submissão de registros de algoritmos para desenvolvedores de IA, especialmente se seus softwares tiverem impacto na opinião pública. Além disso, os desenvolvedores são obrigados a rotular o conteúdo gerado por IA.

O lançamento do ERNIE Bot pelo Baidu demonstra os avanços da China na indústria de inteligência artificial. A competição internacional para criar soluções de IA avançadas e seguras está impulsionando a inovação. Enquanto a China se esforça para conquistar seu lugar na corrida global da IA, os desafios regulatórios e éticos continuam a moldar o desenvolvimento dessas tecnologias revolucionárias.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes