Menu

Ucrânia enfrenta cenário de desastre político para 2024

A Ucrânia, liderada pelo presidente Volodymyr Zelensky, está se preparando para um possível desastre político em 2024 diante de um cenário geopolítico incerto na Europa e nos Estados Unidos. Apesar dos esforços militares, Kiev não conseguiu alcançar os avanços territoriais esperados contra as linhas defensivas da Rússia no eixo sul. Os ganhos limitados na região […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Ucrânia, liderada pelo presidente Volodymyr Zelensky, está se preparando para um possível desastre político em 2024 diante de um cenário geopolítico incerto na Europa e nos Estados Unidos. Apesar dos esforços militares, Kiev não conseguiu alcançar os avanços territoriais esperados contra as linhas defensivas da Rússia no eixo sul. Os ganhos limitados na região do Mar Negro e a ponte na área de Kherson não foram suficientes para compensar a falta de progresso significativo, deixando um sabor amargo para as forças ucranianas.

No entanto, com o apoio contínuo de uma coalizão de nações democráticas e o fornecimento de armamentos pesados e capacidades de mísseis de longo alcance, muitos especialistas militares ocidentais ainda viam a situação tendendo a favor da Ucrânia. Mas os recentes desenvolvimentos na política europeia estão pintando um quadro mais sombrio.

Na Europa, as vitórias eleitorais de aliados do presidente russo Vladimir Putin, como Robert Fico da Eslováquia e Geert Wilders dos Países Baixos, ameaçam adicionar obstáculos aos pacotes de ajuda da União Europeia. A influência crescente de Viktor Orban da Hungria pode perturbar ainda mais as políticas da UE em relação à Ucrânia, inclusive com a possibilidade de suspender uma nova rodada de sanções contra a Rússia e um pacote de ajuda proposto de 50 bilhões de euros.

Enquanto isso, protestos de camionistas na Polônia e na Eslováquia têm bloqueado passagens de fronteira, impactando o fluxo de ajuda militar voluntária que chega à Ucrânia. Apesar desses contratempos, o apoio à Ucrânia continua elevado em Bruxelas, e países como Alemanha e as nações bálticas continuam enviando ajuda militar substancial independentemente das estruturas da UE.

Nos Estados Unidos, a situação é ainda mais preocupante. O Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, alertou que os fundos alocados pelo governo para a Ucrânia foram gastos. Se o Congresso não aprovar novos projetos de lei de financiamento, isso afetará significativamente a capacidade da Ucrânia de se defender. Sullivan enfatizou que a cada semana que passa, fica mais difícil financiar plenamente o que é necessário para dar à Ucrânia as ferramentas e capacidades necessárias para defender seu território.

O ano de 2024 se aproxima com uma perspectiva incerta para a Ucrânia, à medida que enfrenta potenciais reviravoltas políticas que podem desfazer os progressos realizados até agora. A nação, apoiada por seus aliados, deve se preparar para um futuro onde a coalizão de apoio pode se fragmentar, e a assistência militar e financeira pode não ser mais tão acessível. As decisões tomadas nos corredores do poder na Europa e nos Estados Unidos terão implicações profundas para a luta da Ucrânia por soberania e integridade territorial.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes