Menu

A democracia é conquista e legado da classe trabalhadora brasileira

A análise crítica da história do Brasil não deixa dúvidas: onde há autoritarismo e concentração de poder há, também, intensa exploração da mão de obra e aumento na desigualdade social. Um exemplo concreto desse padrão latente pode ser encontrado em nossa história recente. Durante os anos de chumbo de uma ditadura opressora, sangrenta e autoritária, […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Fernando Pereira/Memorial da Democracia

A análise crítica da história do Brasil não deixa dúvidas: onde há autoritarismo e concentração de poder há, também, intensa exploração da mão de obra e aumento na desigualdade social.

Um exemplo concreto desse padrão latente pode ser encontrado em nossa história recente. Durante os anos de chumbo de uma ditadura opressora, sangrenta e autoritária, os trabalhadores do país sofreram com perseguições, assassinatos e exploração aguda, responsável por uma brutal concentração de renda nesse período.

Contudo, como a dialética é tão implacável como a terceira lei de Newton, os anos de repressão criaram uma resposta corajosa da classe trabalhadora que enfrentou o totalitarismo militar e se organizou de maneira sólida e pujante, sendo responsável por criar uma cultura poderosa que há 40 anos mostra força em todo território nacional e no mundo.

Pode-se gostar ou não do PT, da CUT, do MST ou do presidente Lula, mas desprezar a força deles é fechar os olhos para uma realidade inquestionável. E todos esses movimentos nasceram de um desejo profundo de democracia.

Além disso, analisando também a história recente podemos observar o mesmo padrão descrito no início desse texto: quando em 2016 o impeachment de uma presidenta eleita pela força de organização dos trabalhadores, levou a grandes retrocessos para a classe e afundou o país numa crise econômica, social e política que se alastra até hoje.

O poder de compra do povo vem perdendo força a cada ano, a carga de trabalho aumentou tanto que os trabalhadores estão esgotados e doentes, e mesmo que o país consiga crescer, a fatia do crescimento está concentrada na mão dos mais ricos.

A defesa da democracia é, portanto, não apenas a defesa do legado de milhões de trabalhadores e trabalhadoras que construíram no Brasil uma cultura de organização capaz de expandir direitos do povo, mas também a manutenção de um aprendizado histórico que mostra que quanto mais a classe trabalhadora tem poder de ação mais o povo tem melhores condições de vida.

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

19/01/2024 - 10h09

Quem esse OTÁRIO, PIANCA MOLE estúpido acha que engana ????
hahahahahahahahahha
Vai procurar um pasto, juntoo com os lunáticos da sua laia, energúmeno imbecilooide, anti bozo do Paraguai.

EdsonLuiz.

08/01/2024 - 16h39

■■■Lula e o PT estão enganando!
■Lula e o PT não têm nenhum compromisso com a democracia.

Lula finge defender a democracia aqui no Brasil e, no entanto, articulam com todos as ditaduras mundo afora para estabelecerem uma Ordem Mundial Autoritária.

E as páginas de notícias do PT se prestam a repercutir as notícias das máquinas de propagandas das ditaduras.

Bolsonaro representa risco para a ditadura aqui no Brasil. Mas Lula e o PT representam o mesmo risco à democracia e talvez até representem um risco maior, por se fingirem de democráticos maus que Bolsonaro se finge.

EdsonLuiz.

08/01/2024 - 16h28

■■■Defender a democracia é sempre muito bom!

■■■Mas o que não pode é forças políticas que atuam aqui no Brasil em nome da democracia e se fazendo de democráticas se articularem em âmbito internacional com as ditaduras mais sórdidas, que fecham os jornais quando contrariadas e assassinam jornalistas e artistas, como Rússia, China, Venezuela e Cuba, e assassinam até adolescentes que retiram os véus, a que estão obrigadas pelo regime, e libertam os cabelos para protestarem contra o arbítrio, como é no Irã.

■■Lula e o PT, que tanto fingem aderir à democracia no Brasil quando lhes é conveniente, articula junto com Xi Jiping, Vladimir Putin, Nicolás Maduro e o regime do Irã a construção de uma Ordem Internacional autoritária.

E as páginas de notícias do PT se prestam a ser aqui no Brasil difusores das máquinas de propaganda destas ditaduras.


Leia mais

Recentes

Recentes